Coluna Arte e Cultura em Ação - 28/03/2024
- Elisa Ribeiro
- 28 de mar. de 2024
- 3 min de leitura

TRAJETÓRIA CULTURAL (2)
A ARTE é feita de nichos ou bolhas, como preferir.
Cada um está inserido no seu espaço e faz dele um lugar melhor, da forma que lhe convém, de acordo com seus sonhos, seus desejos e acima de tudo, da sua forma de ver o MUNDO.
O escritor é um lobo solitário porque a escrita pede solidão e criatividade.
A alma do escritor é irrigada, metaforicamente, pelo cérebro de onde saem as funções complexas do pensamento e do coração – órgão que irrigada as emoções, as sensações mais esmagadoras, ainda que de maneira simbólica.
Quando juntamos esses mecanismos mais engenhosos do que qualquer outra traquitana ou qualquer outra máquina sofisticada, não há Inteligência Artificial que consiga produzir histórias mais belas e encantadoras como as elaboradas pelo SER HUMANO.
Sandra Regina é um desses seres que traz dentro de si um mundo encantado de fadas, anjos, meninos e meninas que gostam de ler, escrever, pintar mundos que afirmam que a LEITURA é mágica e cheia de possibilidades que muitas vezes, a vida real não consegue proporcionar.
Sandra é professora da Rede Municipal de Ensino e, nas horas em que não está em sala de aula, escreve...
Escreve prolixamente, sem ponto final, sem vírgulas, mas com muitas reticências e exclamações, mostrando que a LITERATURA é cheia de enredos fantásticos e inesgotáveis e que sempre há uma história nova para ser contada.
A escritora tem quase 20 títulos publicados por várias editoras entre Literatura Infantil e Infantojuvenil. Tem obras publicadas fora do Brasil, vários contos e poesias publicados em antologias diversas.
É membro da AFESMIL – Academia Feminina Sul-Mineira de Letras, com sede em Poços de Caldas e também da APESUL – Associação de Poetas e Escritores do Sul de Minas.
Sua escrita, cheia de cenários fabulosos e com um vocabulário rico, tem o objetivo de conduzir seus leitores a experiências inesquecíveis, onde as tramas vão se desenvolvendo entre o mundo das infinitas possibilidades que podem acontecer dentro e fora das páginas por ela elaboradas.
A escritora é minha amiga e é uma “caixinha de surpresas”. Quando menos se espera, lá vem Sandra, com um novo MUNDO DO FAZ DE CONTAS.
Costumo dizer que só tem histórias para contar quem vive intensamente a vida.
Nossa escritora, que nasceu em São Gonçalo do Sapucaí, mas que reside em Varginha há muitos anos, é intensa – mãe, dona de casa, professora, mulher, amiga – enfim, mesmo com uma agenda cheia de atividades rotineiras, encontra tempo para se abrigar num espaço especial, onde ergue castelos, borda princesas, pinta florestas com fadas e duendes, mas que também constrói arquétipos reais e complexos.
Acredita na sutileza do imaginário, mas oferece ao leitor as mazelas da realidade.
Suas obras retratam personagens inteligentes, traquinas, sapecas, tímidos, sonhadores e, com uma sensibilidade muito grande e sofisticada, vai arrastando leitores, nem sempre amantes da leitura.
Sandra se despontou com uma de suas primeiras obras – RITA RECICLA, que foi indicada na lista de paradidáticos, nas redes escolares do Estado de São Paulo.
Num exercício incansável de criar novas histórias a todo instante, a escritora segue, aumentando o rol de títulos por ela escritos.
E vem história nova por aí - ONDE FLORESCEM OS GIRASSÓIS.
Bem, eu não posso dar Spoillers da novíssima obra que acabo de revisar pois, essa colunista aqui, é revisora da escritora só para poder ler seus livros em primeira mão.
Varginha é um palco imenso de ARTISTA competentes, criativos e inovadores, mas que muitas vezes não são reconhecidos como de fato deveriam ser por conta de meandros que extrapolam a ARTE em todos os seus segmentos.
O incentivo cultural, seja para as culturas tradicionais ou populares, está longe de existir de fato e de direito.
Enquanto isso não acontece, Sandra Regina vai semeando palavras, na tentativa, não de ser famosa, mas de ser reconhecida por aquilo que faz por excelência – ESCREVER.
Eu, como escritora, contadora de histórias, revisora e acima de tudo sonhadora, só posso desejar para Sandra um palco sempre iluminado e cheio de espectadores que gostam de embrenhar pelas terras fecundas das palavras.
SUCESSO AGORA!
Sucesso a cada instante, porque enquanto uns destroem a semeadura de tantos, há aqueles que, resignadamente, refazem o ciclo das plantações, respeitando as fases que abarcam desde a semente, jogada no solo, até a colheita dos mais saborosos frutos.
Que a colheita da nossa escritora seja de grande fartura, para alimentar os ávidos leitores.



![OC011025E Banner digital estático [Portal] vLogo 300x250 px.png](https://static.wixstatic.com/media/4dd2d6_800361f91d6541019b5caac03528cd69~mv2.png/v1/fill/w_300,h_250,al_c,q_85,enc_avif,quality_auto/OC011025E%20Banner%20digital%20est%C3%A1tico%20%5BPortal%5D%20vLogo%20300x250%20px.png)

![OC011025E Banner digital estático [Portal] vLogo 728x90 px.png](https://static.wixstatic.com/media/4dd2d6_23c26bdd26bd44d8a4f4124330c493af~mv2.png/v1/fill/w_724,h_88,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/OC011025E%20Banner%20digital%20est%C3%A1tico%20%5BPortal%5D%20vLogo%20728x90%20px.png)
.png)





Muito feliz e emocionada com suas palavras, querida amiga! Gratidão sempre. A literatura precisa ser difundida e valorizada. Avante!!!
Parabéns Sandra! Merecido reconhecimento! Muita luz!
Merecida homenagem a querida Sandra! Parabéns! Precisamos valorizar nossos artistas!