top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Coluna Fatos e Versões com Rodrigo Silva Fernandes 05/12/2025

  • gazetadevarginhasi
  • há 1 dia
  • 7 min de leitura
RODRIGO SILVA FERNANDES é advogado e articulista político da Gazeta escreve as quartas e sextas. Email: Rs.fernandes@fiemg.com.br
RODRIGO SILVA FERNANDES é advogado e articulista político da Gazeta escreve as quartas e sextas. Email: Rs.fernandes@fiemg.com.br

VTC: Imóvel foi oficialmente entregue à Prefeitura, mas para que fim?

O bem localizado e valorizado imóvel do antigo VTC agora foi entregue oficialmente a Prefeitura de Varginha. O processo passou por lei aprovada na Assembleia Legislativa e finaliza uma articulação iniciada na gestão passada do ex-prefeito Verdi Melo. Com isso, agora o Executivo municipal tem passe livre para elaborar projeto e dar destinação oficial ao local, com diversas possibilidades para o Poder Público, tendo em vista as muitas necessidades de espaço da Prefeitura. Além disso, existe, inclusive a possibilidade de abrir via cortando o imóvel para ajudar a dar vazão no crescente trânsito do centro da cidade, sem falar das muitas oportunidades de utilização do espaço para sede de secretarias e, porque não até mesmo do Legislativo, que ensaia gastar milhões em uma nova sede.


Memória e gratidão

O ex-prefeito Verdi Melo está trabalhando com estratégia e planejamento para as eleições de 2026. Verdi deseja ser candidato a deputado estadual e vem visitando cidades da região em busca de apoio. Terá Varginha como cidade base, mas terá muita atuação em cidades como Elói Mendes (sua cidade natal), Três Corações, Monsenhor Paulo e Carmo da Cachoeira, que são cidades impactadas diretamente por Varginha. Mas o que tem mais “despertado o espanto de Verdi e a (pouca) memória e gratidão de muitos do atual governo”. Aqueles que hoje tem a caneta na mão, “acham que já nasceram com ela em punho e se esquecem de como chegaram a cadeira que sentam”. Por sorte que o mundo dá voltas e, o poder sempre muda, e que existem eleições a cada dois anos! Por certo que esta nota da coluna será lembrada e relida muitas vezes em 2026 e 2028!


Do abandono ao sucesso, mas com desafios a superar

O Parque Zoobotânico de Varginha vem recebendo cada dia mais visitas, apenas na última semana cerca de 1000 pessoas passaram pelo local, que passou por várias reformas ao longo dos últimos anos. Em sua maioria os visitantes são alunos de escolas públicas e privadas que vão conhecer mais sobre meio ambiente, preservação ambiental e vida animal. O Zoológico municipal possui espécies bonitas e importantes da fauna e abriga um local rico de flora variada e ambiente propício ao passeio e conhecimento. Mas nem sempre foi assim, pois o zoológico de Varginha já esteve abandonado, foi interditado, invadido e depredado e sua estrutura era fraca e não atendia a sociedade de forma satisfatória. Hoje todo estruturado e sendo alvo de matérias jornalísticas que mostram a riqueza ambiental de Varginha, nosso zoológico e seu diretor Marcão Tip Top tem alguns desafios pela frente. O primeiro deles é manter o local em franco desenvolvimento, todavia, o Zoológico ainda é economicamente deficitário e este é um problema importante para resolver. Marcão Tip Top precisa fazer com que o espaço arrecade o suficiente para manter os investimentos necessários. Também há de se dizer que, para um zoológico o espaço é pequeno, e por estar dentro da cidade, não há como fazer ampliações do espaço público. E por fim, mas não menos importante, a segurança do local precisa ser redobrada, tanto para se evitar invasões e depredações como no passado, bem como, garantir a segurança dos animais que ali estão. Será que Marcão Tip Top, um coringa da administração pública, vai conseguir superar estes desafios para o Zoológico?


Modernidade e rentabilidade

Completou três anos em setembro de 2025 o projeto de substituição total da iluminação pública por tecnologia LED em Varginha, e o projeto atingiu um marco significativo: a recuperação integral do capital investido! Após a execução do projeto, que incluiu estudos luminotécnicos, obras de infraestrutura e a modernização de todo o parque de iluminação, a cidade colhe agora os frutos da rentabilidade do investimento. A iniciativa, que demandou planejamento estratégico das gestões municipais envolvidas, e mostra como políticas públicas de infraestrutura podem ser financeiramente sustentáveis a médio prazo, gerando economia direta para os cofres municipais. A implantação de mais de 20 mil luminárias de alta tecnologia, fabricadas no próprio município, (pela Walita) transformou Varginha em uma referência em iluminação pública. O projeto abrangeu aproximadamente 700 km de ruas e avenidas, além de 65 praças públicas, 20 quadras poliesportivas, pátios de secretarias, a UPA, o Hospital Bom Pastor, o cemitério municipal, quatro campos de futebol e o Estádio Municipal. O padrão de iluminação instalado, com luminosidade neutra, altos índices de uniformidade e baixo ofuscamento, não apenas embeleza a cidade, mas também proporciona um significativo ganho em segurança pública, atraindo a visita de técnicos de outras localidades para conhecer a experiência bem-sucedida.


Modernidade e rentabilidade - 02

O grande destaque ao completar três anos é que o projeto cumpriu rigorosamente com suas promessas, valorizando o investimento público. A economia acumulada de R$ 14 milhões em consumo de energia e custos de manutenção — resultado de uma redução de 55% na potência elétrica das luminárias e de 150% nos gastos com manutenção em relação às antigas lâmpadas de vapor de mercúrio — garantiu o retorno de 100% do capital inicial. A durabilidade superior do material, com vida útil média estimada em mais de 60 mil horas, projeta uma economia real adicional de mais de R$ 48 milhões para os próximos anos. Com o investimento, as reclamações por luminárias apagadas, piscando ou acesas durante o dia caíram 75%, e as solicitações mensais de manutenção representam hoje pouco mais de 0,5% do total de equipamentos. Contudo, ainda resta muito a fazer, como por exemplo reduzir os custos de reparos por depredação da iluminação pública. Existem muitos casos, não resolvidos pela Guarda Municipal e Polícia Civil, de roubos e depredação no sistema de iluminação. É preciso que o Município esteja atento a correta manutenção e atualização tecnológica dos equipamentos hoje em funcionamento, bem como a capacitação da equipe que gere o sistema. O Executivo, particularmente a gestão Verdi, e agora a gestão Ciacci, acertaram quando idealizaram e executaram o projeto.


Alto custo do pedágio cobrado pela EPR é tema de audiência pública

A Câmara de Varginha promoverá, no dia 9 de dezembro, às 18h, uma Audiência Pública para debater temas cruciais relacionados à concessão e às rodovias administradas pela EPR Vias do Café. A empresa é responsável pelos trechos federais BR-265 e BR-491, além de estradas que atravessam o município, infraestruturas que impactam diretamente a rotina logística, econômica e social da população. O evento é um esforço institucional para promover a governança participativa em um assunto de grande relevância para o desenvolvimento regional. A audiência atende uma solicitação do vereador Dandan, com o objetivo central de garantir transparência, fomentar o diálogo e obter esclarecimentos públicos sobre obras em andamento, projetos futuros, tarifas de pedágio, a qualidade da manutenção das vias e seus impactos socioeconômicos locais. A pauta do debate foi estruturada com base nas demandas da população e incluirá a discussão dos valores das tarifas de pedágio, a construção da trincheira na Avenida Princesa do Sul e a implantação de uma rotatória em frente ao Parque de Exposições, na MGC-491 (saída para Três Corações).


Alto custo do pedágio cobrado pela EPR é tema de audiência pública 02

Serão também abordadas as melhorias necessárias no trânsito da MG-167, com foco na rotatória da Avenida Plínio Salgado, além de questões de segurança viária e mobilidade urbana, que afetam o cotidiano de motoristas, pedestres e ciclistas. Para enriquecer a discussão, foram convidados vereadores, representantes da EPR Vias do Café, da Secretaria Municipal de Obras, do Demutran-Varginha, além de autoridades do DNIT e do DER-MG. Considerando o impacto regional da concessão, convites também foram estendidos às Câmaras Municipais vizinhas. A população terá a oportunidade de acompanhar os trabalhos de forma presencial ou por meio da transmissão ao vivo nos canais oficiais da Câmara no YouTube e no Facebook, assegurando o amplo acesso à informação e o caráter democrático do debate. Vale destacar que a audiência pública que será realizada em Varginha, na prática, não tem poder de baixar o valor do pedágio ou mesmo obrigar a concessionária EPR a realizar obra que não esteja no plano de concessão. Afinal, o Município de Varginha não é parte no contrato de Concessão que tem como polos o Governo de Minas e a Empresa EPR. Todavia, por meio do debate com a empresa concessionária, municípios onde passa a concessão, além de empresas e pessoas que utilização as vias em debate, é possível coletar informações que podem levar a EPR e/ou Governo de Minas a reanalisar os termos da concessão.


Alto custo do pedágio cobrado pela EPR é tema de audiência pública 03

Não se acredita que ocorra uma redução dos valores do pedágio nas BR-265 e BR-491 (MGC491), mesmo porque, Governos Federal, Estadual e Municipais ganham parte dos valores arrecadados e ninguém deles quer perder receita, ainda mais em 2026 que é ano eleitoral. Além disso a Empresa EPR, que tem contrato com o Governo Estadual para fundamentar o valor do pedágio, que foi inclusive negociado publicamente em bolsa, não tem porquê reduzir preços, visto que vem cumprindo o cronograma das obras nas rodovias. E é ai que entra a pressão da sociedade e dos municípios, pois o ganho possível nesta queda de braços, pode ser a antecipação de diversas obras previstas no cronograma, como por exemplo a conclusão da duplicação da MGC 491 entre Varginha e a Rodovia Fernão Dias. No cronograma original, a EPR tem até final de 2028 para construir a nova ponte sobre o Rio Verde, em frente ao Clube Campestre, o que é fundamental para a conclusão da duplicação no trecho Varginha – Fernão Dias. A antecipação da construção de obras como a ponte no Rio Verde e a construção da Trincheira na entrada de Varginha podem agilizar a conclusão da duplicação e resolver problemas importantes na cidade e com reflexos positivos para outros municípios. Afinal, diversas pessoas de cidades da região vem a Varginha para usar o aeroporto ou fazer compras no Shopping Via Café, reduzir tempo na estrada é algo importante para pessoas e empresas que movimentam a economia no Sul de Minas. A questão é saber se as autoridades de Varginha vão conseguir o apoio de outros municípios e autoridades estaduais para forçar a EPR a antecipar grandes investimentos que estão previstos apenas para 2028 e 2029? A conferir!


Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page