top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Coluna Fatos e Versões com Rodrigo Silva Fernandes 12/12/2025

  • gazetadevarginhasi
  • há 3 dias
  • 8 min de leitura
RODRIGO SILVA FERNANDES é advogado e articulista político da Gazeta escreve as quartas e sextas. Email: Rs.fernandes@fiemg.com.br
RODRIGO SILVA FERNANDES é advogado e articulista político da Gazeta escreve as quartas e sextas. Email: Rs.fernandes@fiemg.com.br
Educação
A Educação pública em Varginha esta melhorando e isso é um bom sinal. Os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB das escolas públicas de Varginha superaram a média das escolas públicas de Minas Gerais. Os números de 2023 derrubam mitos sobre o ensino público e mostram que Varginha construiu um sistema educacional eficiente, com desempenho consistente tanto nos anos iniciais quanto nos anos finais do Ensino Fundamental. O resultado não se deve a uma pessoa ou uma administração, mas a soma de esforços de várias gestões ao longo dos anos e no aprimoramento e investimento na Educação. Coisas que o atual Governo Ciacci vem mantendo, o que é importante dizer! Os Anos Iniciais são o ponto mais forte da rede. Diversas escolas municipais superaram a meta do IDEB com notas acima de 6,0, nível considerado de excelência. Além disso, o município faz parte da rede mineira que registrou 72% de crianças alfabetizadas na idade certa, o melhor índice do Sudeste, segundo o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). Muitos pais pensam em migrar para a rede privada quando os filhos chegam ao 6º ano. Porém, em Varginha, essa mudança não é sustentada pelos dados. Enquanto a média estadual dos Anos Finais ficou em 4,9, a Rede Municipal de Varginha superou esse índice com escolas que alcançaram notas acima de 5,0 e 6,0, mesmo em disciplinas consideradas mais complexas. Um dos destaques revelados pelo IDEB 2023 é a homogeneidade da rede. Ao contrário da realidade de muitas cidades, onde existe grande diferença entre escolas centrais e escolas de bairro, Varginha apresenta um padrão padronizado de qualidade.

CPI na Câmara de Varginha
O vereador Daniel Faria – DanDan, entrou com pedido de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara de Varginha para investigar as irregularidades na Secretaria Municipal de Obras, que provocaram inclusive a queda do secretário. Para ser deferido, o pedido precisa da assinatura de pelo menos 5 cinco vereadores, o que ainda não foi possível. A operação da Polícia Civil que descobriu as irregularidades na Secretaria Municipal de Obras foi um forte baque no Governo Ciacci e já era esperada a cobrança de respostas. Embora o então secretário tenha caído do cargo, a oposição ao governo Ciacci (que vem se consolidando) quer respostas objetivas sobre o que ocorria na pasta, dai o pedido de CPI, o que mobilizou todo o governo. Dizem que o próprio Ciacci e outros interlocutores procuraram cada um dos vereadores da base, e até da oposição, para barrar a investigação. Dandan vem sendo o edil de maior destaque na oposição, contudo, ainda não conseguiu mobilizar comportamento uniforme daqueles colegas que se dizem “independentes”. Além disso, pesa contra a CPI a dificuldade de relacionamento cada dia maior entre alguns vereadores. Quem acompanha as sessões da Câmara tem identificado o embate, muitas vezes bobo e inócuo de vereadores, sobre temas ou problemas que a Câmara não tem poder de decisão. Ou mesmo, desgastes desnecessários provocados pelo comando da mesa, por falhas de um ou outro edil e não do Legislativo. Mais que amadurecimento e experiencia, falta para o Legislativo a união para preservar a imagem e dar bom andamento aos projetos da casa. Não se identifica um líder entre os parlamentares que goze de credibilidade em todos os campos políticos (governo e oposição) e com experiencia para orientar os demais. Não seria surpresa se até o final desta legislatura, alguns edis se tornassem inimigos pessoais.

CPI na Câmara de Varginha – 02
O Governo Ciacci não vai permitir a criação da CPI, isso é fato consumado no governo, contudo, vai precisar “investir no controle da base” o que significa fazer concessões e liberar recursos. E isso já esta acontecendo! O Governo Ciacci não teme a investigação do caso da cobrança irregular pelo uso de maquinário da Secretaria Municipal de Obras, pois sabe que era um caso isolado que ficou “restrito ao secretário que caiu, e a alguns assessores diretos que podem ter recebido alguns caraminguados”. A preocupação do governo é outra, pois sabe que uma CPI pode avançar para outras áreas e nunca se sabe como termina. Além disso, o atual governo “ainda não sabe de tudo que aconteceu na gestão passada, principalmente no último semestre de 2024, quando grandes negociações garantiram a eleição de Ciacci”. Assim, se qualquer “deslize fosse identificado, pela CPI, mesmo que da gestão passada, o atual governo seria facilmente responsabilizado e o estrago de um novo escândalo poderia ser maior”. Sem falar que a oposição já andou “xeretando informações e sabe onde procurar, mas não tem força para cobrar os dados, a menos que exista uma CPI, que tem poder semelhante a Justiça para cobrar documentos e ouvir pessoas”. A base de Ciacci parece unida para manter a CPI na gaveta, resta saber por quanto tempo ou até o próximo escândalo!

Justiça e Política
Não é de hoje que vemos uma estranha e perigosa proximidade das cortes judiciais com a política propriamente dita. Enquanto os juízes e membros do Ministério Público em primeira instancia mantem o distanciamento institucional de problemas e disputas de outros poderes, nas esferas superiores é comum vermos ministros e procuradores bem próximos a políticos investigados por mal feitos e até condenados. Sem falar na vergonhosa advocacia milionária de parentes de membros do Judiciário para empresas e políticos seriamente acusados de irregularidades. O Judiciário já não é mais imparcial, nem cego! Já atua sem ser provocado e tem feito torcida pela vitória deste ou daquele grupo político. Em Varginha o presidente do Tribunal de Contas, que analisa as contas dos poderes e entes municipais e estaduais, foi homenageado com o Título de Cidadania Honorária. O ex-deputado do PT, Durval Angelo, que foi indicado para integrar o Tribunal de Contas e agora percorre o Estado colecionando amigos antigos e novos e homenagens pelo interior. Em paralelo, coincidentemente, o filho de Durval, que é deputado estadual que disputará a reeleição, vem arregimentando apoio nas cidades por onde o pai passa. Em Varginha, o vereador Cassio Chiodi foi o propositor da homenagem a Durval Angelo. A entrega do título foi ontem, na Câmara de Varginha, e reuniu muitas autoridades municipais.

Pinga Fogo
Mais que propaganda, o Governo Ciacci precisa de amigos verdadeiros! O prefeito tem o carisma de muitos, mas a lealdade de poucos. E quem convive no meio diz que a falta de lealdade deriva da falta de firmeza nos compromissos assumidos. Será?

Quem acompanha a atuação de bastidores do comando do Porto Seco em Varginha diz que a empresa é “a mais democrática e apartidária de todas! Os diretores da empresa teriam entre seus contatos bolsonaristas e petistas, a lista de presenteados para o Natal não discrimina ninguém”.

A paz no diretório municipal do PT, depois de brigas e processo na Justiça, não se deve as perdas eleitorais e desfiliações recentes, mas ao cansaço dos militantes com tanta briga interna. Será que o partido se organiza a tempo das eleições de 2026?

Mesmo com os investimentos da EPR, a MGC 491 vem colecionando acidentes graves com a interdição da via, o que vem trazendo grande desgaste a concessionária. Esta na hora da EPR começar a divulgar resultados e investimentos!

Bem relacionado
O Avante mudou de presidente em Minas Gerais, o ex-secretário do Governo Zema, Igor Eto agora é o líder do Avante no estado e vai comandar a formação da chapa de candidatos a deputados estaduais e federais. Na sua posse em BH, apenas o Secretário Municipal de Governo, Carlos Honório Ottoni Junior (Honorinho) esteve presente. Igor Eto e Honorinho são amigos, uma proximidade que pode causar ciúmes nos vereadores Dudu Ottoni e Alexandre Prado, que são do Avante. O vereador Dudu Ottoni deseja ser candidato a deputado, mas parece estar desencorajado tendo em vista as resistências que vem enfrentando. Nos bastidores, as apostas são todas em torno do ex-prefeito Verdi Melo, que teria mais apoio e mais votos, logo mais chances de eleger. O problema é que Verdi Melo e Dudu Ottoni estão no Avante, e é bem possível que alguém precise mudar de partido para se sentir mais “confortável na disputa”. Se Dudu Ottoni for acompanhar sua amiga deputada federal Greice Elias, que esta deixando o Avante para filiar-se ao PL, é possível que Dudu também se sinta desconfortável. Pois no PL de Varginha, comandado por Daniel Farias – Dandan, o vereador não teria amplo apoio para suas pretensões estaduais. Pelo que se vê, ter bom relacionamento implica em “ter portas abertas em muitos lugares e não apenas entre os próximos”. E no quesito “pontes e relacionamentos fora de Varginha, o Ottoni que lidera o carisma parece ser Honorinho, e não Dudu”.

Planejamento e Fiscalização
Quem trabalha com obras de pavimentação sabe que água e asfalto não combinam e que não se deve promover asfaltamentos ou recapeamentos em período chuvoso, quando é grande o risco de perda do serviço. Mas no Executivo municipal parece que isso não tem sido observado. Será que a Secretaria Municipal de Obras ainda não se recuperou do baque institucional da queda do ex-secretário? Será que o planejamento de obras e principalmente a fiscalização das obras e serviços contratados será eficiente daqui pra frente? Esta é uma dúvida, inclusive de integrantes do governo Ciacci. Sem falar que a Secretaria Municipal de Obras tem como seus clientes “peixes grandes da cidade, que tem entre os contatos o celular do prefeito e todo o primeiro escalão do governo”. Fica difícil brigar com alguém que é “amigo do chefe”!

Investimento federal no aeroporto de Varginha
O Governo Federal assinou nesta última quarta-feira (10/12) o Termo de Compromisso que garante a instalação do sistema PAPI (Indicador de Precisão da Trajetória de Aproximação) no aeroporto de Varginha. O investimento inicial é de R$ 1,5 milhão, proveniente do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC), a obra visa modernizar a infraestrutura local. O PAPI é um sistema de luzes na cabeceira da pista que orienta visualmente os pilotos sobre a altitude correta durante a aterrissagem. Isso significa muito mais precisão e segurança nas operações! A cerimônia contou com a presença dos ministros Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), do prefeito Leonardo Ciacci, da deputada federal Greyce Elias, além do diretor do Porto Seco, Breno Paiva. A estruturação do aeroporto de Varginha é uma importante ferramenta para atração de investimentos, além de consolidar a cidade como hub aeroportuária no Sul de Minas, visto que várias outras cidades também disputam este posto.

Governo Ciacci prepara o primeiro Réveillon
Uma reunião entre Prefeitura de Varginha e órgãos de segurança pública definiu as regras que o público deverá cumprir para acompanhar a festa de virada do ano em Varginha. O evento público será o primeiro réveillon sob o comando da Gestão Ciacci. Participaram a secretária Municipal de Turismo e Comércio, Rosana Carvalho, e representantes da Polícia Militar, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, setores de Posturas, Trânsito e Comunicação da Prefeitura e da equipe responsável pela produção do evento. O encontro discutiu ações preventivas, organização do trânsito, controle de acesso ao público, atendimento emergencial e demais medidas essenciais para o bom andamento da festa. Cada pessoa poderá levar documentos pessoais, celular, powerbank (carregador de bateria) capa de chuva e chaves simples. Por segurança, a prefeitura proibiu a entrada com caixa térmica ou cooler, copo térmico, garrafas, bebidas e comidas, objetos cortantes, spray e guarda-chuva. O Reveillon terá show com a dupla João Neto e Frederico e a entrada é 1kg de alimento não perecível. A troca de ingressos será feita antecipadamente, dias 12, 13 e 14 de dezembro, sexta, sábado e domingo, de 9h às 17h, no setor de desembarque da Rodoviária de Varginha. Cada 1kg de alimento dá direito a um ingresso. Não serão aceitos fubá, sal e leite.

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page