Coluna Fatos e Versões com Rodrigo Silva Fernandes 13/02/2026
há 2 dias
8 min de leitura
RODRIGO SILVA FERNANDES é advogado e articulista político da Gazeta escreve as quartas e sextas. Email: Rs.fernandes@fiemg.com.br
Sem apoio da Prefeitura de Varginha, Fuvae interrompe serviços
Os pais de alunos atendidos pela Fundação Varginhense de Assistência aos Excepcionais – Fuvae, foram surpreendidos por bilhete recebido recentemente informando a interrupção das aulas ministradas aos alunos. Segundo o bilhete distribuído aos pais de alunos, a Prefeitura de Varginha teria encerrado a liberação de profissionais que cuidavam da manutenção e higiene da escola, além da cessão de uma supervisora e uma educadora infantil nos trabalhados da fundação. Com isso, segundo a Fuvae, para garantir saúde e segurança aos alunos da instituição as aulas foram encerradas. A Fuvae realiza um grande trabalho pela Educação em Varginha, principalmente para famílias com crianças excepcionais, muitas delas carentes. Uma pena que, para o Governo Ciacci, parece que o trabalho da Fuvae não é tão relevante quanto a dos blocos carnavalescos e escolas de samba de Varginha que receberam mais de R$ 100 mil reais em recursos e estrutura pública do Município, que inclusive encaminhou projeto de urgência para a Câmara para liberar rápido o recurso na última semana. Num governo sem prioridades, o essencial se perde, o supérfluo vira obrigação e o povo sofre com gestão sem entregas...
Faltam medicamentos nos postos de saúde
Vem crescendo a reclamação da população quanto a falta de medicamentos contínuos importantes nos postos de saúde. A Secretaria Municipal de Saúde, em algumas de suas desculpas alega problemas nas concorrências de compra dos medicamentos, quando não joga a culpa no Governo Federal ou Estadual, que igualmente são também responsáveis pela saúde do cidadão humilde que depende destes medicamentos. Mas fato é que a falta destes medicamentos coloca em risco a vida de muitos pacientes que dependem da rede pública. O novo secretário municipal de Saúde, que chega a pasta com cara de desavisado, embora cheio de vontade, dificilmente vai conseguir dar solução a este problema sem o envolvimento e cobrança direta do prefeito, que “igual dono de padaria, vive da venda de sonhos”. O Executivo municipal precisa corrigir estes gargalos do sistema de saúde, seja acionando a Justiça para cobrar a responsabilidade das demais esferas de governo (estadual e federal), bem como organizando sua estrutura municipal. Quando o prefeito diz que não tem problemas na área de saúde ou que não faltam remédios na rede municipal, deve estar se baseando em relatório produzido por profissional da saúde com o mesmo gabarito e confiabilidade do médico da rede municipal que deu atestado informando que o ex-presidente da Câmara, Marquinho da Cooperativa, não havia ingerido álcool depois de atropelar um cidadão no réveillon! Será esta a explicação para o desencontro entre o que o Governo fala e a realidade vista pela população?
Pinga Fogo
O novo secretário de Saúde poderia começar sua faxina na pasta verificando o relatório produzido por médico do Hospital Bom Pastor que “alegou não ter visto sinais de embriaguez no ex-presidente da Câmara” após atropelamento no réveillon. Serão estes os profissionais que informam o prefeito sobre a situação da Saúde na cidade?
Alguém avisa o Legislativo de Varginha que, com a falta de medicamentos nos postos, redução de serviços sociais na Fuvae por falta de apoio público, alta carga tributária e revolta da população com os governos, esta é a pior hora pra falar em aumento de benefícios para o Legislativo. Ou será que tem louco achando que pode ganhar mais?
Secretário de Planejamento vai a Câmara para falar do “regular trabalho de mapeamento e regularização urbana” de Varginha, mas com as informações auferidas para melhorar o planejamento e orientar a melhoria dos serviços públicos, a primeira medida tomada foi aumentar o IPTU? Isso mesmo?
O Ministro da Educação do Lula esteve no Sul de Minas ontem. Veio entregar obras e investimentos na Educação. Ano eleitoral é sempre ano de milagres não é mesmo? Será que daqui 4 anos outro ministro volta a região? Quem sabe nas eleições de 2028 o prefeito Ciacci inaugura, novamente, o Mercado do Produtor e a obra do Rio Branco!
Recadastramento imobiliário visa lucro, melhoria nos serviços, se ocorrerem, vão ficar para depois
O secretário municipal de Planejamento, Ronaldo Lima Junior, esteve na Câmara de Vereadores onde deu informações técnicas para esconder a realidade da prioridade do Governo Ciacci: aumentar a arrecadação! E as provas incontestáveis passaremos a discorrer aqui. Vejam que o levantamento geográfico, agora informado ter sido realizado por aeronave e não drones, talvez explique o porquê do alto valor gasto pelo município na contratação do serviço. Ademais, segundo disse o secretário de planejamento, o levantamento ocorreu em toda a extensão do município (zona rural e urbana), com precisão para apurar cada metro quadrado construído pela cidade. Oras, se o trabalho foi assim tão preciso, o Secretário deve ter verificado que existem ruas no município que ainda estão em terra e não foram asfaltadas. A coluna tem conhecimento de ruas assim pela cidade! O secretário deve ter verificado também que existem imóveis pertencentes ao município que não possuem calçada regular, o que enseja reparo! O secretário também deve ter verificado que existem muitos lotes de propriedade do Município de Varginha que estão com mato alto e precisam enquadrar-se a lei e fazer a capina, obrigatória a todo cidadão e, também, ao Município. Se o levantamento imobiliário foi assim tão preciso como dito pelo secretário, o mesmo deve ter visto que existem pela cidade falta de ruas e avenidas que melhorem o trânsito caótico que temos em Varginha em algumas regiões e horários. O secretário deve também ter verificado que a distribuição das estruturas públicas como academias de rua, postos de saúde e praças poliesportivas estão distribuídas de maneira irregular na cidade e muitas regiões não são atendidas com eficiência pela Prefeitura de Varginha com tais equipamentos públicos.
Recadastramento imobiliário visa lucro, melhoria nos serviços, se ocorrerem, vão ficar para depois - 02
É também necessário dizer que, se o secretário realmente trabalha integrado com seus colegas do Executivo e trocam informações no Governo, devem ter observado que as informações do recadastramento imobiliário, permitiria verificar que regiões densamente habitadas são por vezes esquecidas do patrulhamento da Guarda Municipal, bem como possuem pouca estrutura de iluminação pública. Mas as conclusões que chega à Coluna, que facilmente qualquer técnico de planejamento também verificaria, depois de constatadas pela Secretaria Municipal de Planejamento deveriam terem sido comunicadas ao prefeito Ciacci. Afinal, é ele o chefe maior do Executivo e precisaria saber destas falhas e informações estratégicas com prioridade, até mesmo para determinar as esperadas e imediatas correções e obras emergências de melhoria social que tal levantamento trouxe para conhecimento do Poder Público. E ficamos realmente preocupados no momento em que o Governo Ciacci, diante de relatório técnico fotográfico urbano tão pormenorizado (conforme disse o secretário no Legislativo), verificando tantas falhas pendentes do próprio governo, tantas irregularidades competidas pelo próprio governo municipal, ao invés de determinar as correções e investimentos urgentes, procura imediatamente aumentar IPTU do cidadão ao invés de primeiro se regularizar, cumprir a lei e melhorar os serviços! Ou seja, a prioridade número um do Governo Ciacci com tal estudo é arrecadar mais! Se as ruas do município não têm asfalto, se os imóveis do município não têm calçada regular, se os lotes do município estão tomados pelo mato etc, nada disso tem problema! Mas o cidadão que teria construído um puxadinho para estacionar seu carro financiado, tem urgência em ser cobrado a pagar mais IPTU.
Recadastramento imobiliário visa lucro, melhoria nos serviços, se ocorrerem, vão ficar para depois - 03
Mas é claro que estamos trabalhando com a hipótese de que, com responsabilidade e competência que se espera de um secretário de planejamento, o senhor Ronaldo Lima Junior tenha verificado todas estas falhas estruturais que o próprio município tem. Esperamos que o secretário de planejamento, como diz na bíblia, “tenha observado o pedaço de lenha nos olhos do município, antes de apontar o cisco no olho do contribuinte”. E que vendo estas falhas do próprio município, tenha antes de aumentar o IPTU de milhares de pessoas, informado o prefeito sobre o que fora descoberto com a caríssima contratação da Prefeitura de Varginha para espionar dos ares o cidadão e contribuinte. E depois de, supostamente informar o prefeito, tenha-se chegado a decisão de primeiro cobrar o rigor da lei ao contribuinte, para depois ver se o Município também iria cumprir a lei e governar com eficiência? Seria isso mesmo? Mas é claro que é possível que a Secretaria de Planejamento nem tenha visto no levantamento que realizou, que o Município esta pendente com a cidade, no cuidado das ruas sem asfalto, dos lotes sujos, da falta de distribuição eficiente das estruturas públicas, da falta de fiscalização de seu próprio trabalho. E, também, é possível que quando da apresentação do resultado do levantamento ao prefeito, se é que isso ocorreu, o prefeito “fazedor de sonhos” nem tenha visto que seu governo deve mais à população que o contrário! Afinal, seria muita cara de pau, depois de ver o quanto o próprio município está pendente com a população, tomar a decisão desrespeitosa, cruel e covarde de aumentar impostos enquanto tem em mãos um levantamento técnico que mostra a própria ineficiência e descumprimento da lei por parte da Gestão Ciacci!
Terminal Rodoviário
Já está funcionando a nova Sala de Administração criada no Terminal Rodoviário de Varginha. A Secretaria Municipal de Turismo e Comércio criou o espaço para atendimento ao público em geral, oferecendo informações sobre o próprio terminal, como guichês de empresas de ônibus e cidades atendidas pelas viações, além de ser um ponto de recepção de turistas. A sala tem fácil acesso, no piso térreo do Terminal. Será que com a nova Sala no Terminal Rodoviário o Governo Ciacci vai descobrir que as luzes do terminal ficam acessas durante o dia sem necessidade? Ou vai descobrir que moradores de rua e traficantes rondam o terminal, inclusive usando a estrutura de banheiros na madruga? Quem sabe a nova estrutura criada pelo Governo vai descobrir que a Saritur, empresa que atende a única linha rodoviária entre Varginha e Belo Horizonte não possui guiché na Rodoviária e que muitas empresas de transporte coletivo não mantem funcionários no guichê em horário comercial para atendimento à população? Enfim, quem sabe a Sala de Administração criada no Terminal Rodoviário consiga melhorar a aparente inexistência de gestão do local.
Cadê o dinheiro?
Com o início da cobrança do IPVA por parte do Governo de Minas, Varginha com sua grande frota de veículos emplacados na cidade, vai receber uma grande bolada! Não sabemos quanto virá por mês para os cofres municipais. Não sabemos, se quer, qual o destino deste recurso expressivo! Quem sabe o município usa este dinheiro para asfaltar as ruas de terra nos bairros da periferia?
Cadê o dinheiro? – 02
Outra caixa preta que não se fala no Governo Ciacci e nenhum vereador busca informação é o valor arrecadado pelo Município de Varginha com a cobrança do alto pedágio da EPR na MGC 491 que passa por Varginha. Desde que iniciou a cobrança absurda do valor na estrada, todos os municípios cortados pela MGC491 recebem parte generosa do valor arrecadado. Será por isso o pouco entusiasmo do prefeito em diminuir o valor do pedágio?
Las Vegas de Varginha
Ser ter seus altos gastos fiscalizados pela Secretaria Municipal de Controle Interno, e gastando milhões mensalmente, a Fundação Hospitalar do Município de Varginha - Fhomuv é a “Las Vegas do Governo Ciacci. Como sabemos, o que se faz em Vegas, fica em Vegas”. Coitado do pagador de impostos, se soubesse de tudo que acontece Brasil afora, faltariam guilhotinas no país!
Não tem notícia boa caro amigo Rodrigo?