Coluna Fatos e Versões com Rodrigo Silva Fernandes 14/05/2025
gazetadevarginhasi
há 1 dia
7 min de leitura
Construindo pontes
Os primeiros cem dias da gestão Ciacci falam muitos sobre como o novo governo deve se comportar nos próximos meses! Nestes cem dias de governo Ciacci não tivemos nenhum confronto do Executivo com o Legislativo ou mesmo disputas ou cobranças políticas que trouxessem desgastes para o governo. Isso não quer dizer que o Governo Ciacci não brigue ou não tenha grandes obstáculos, mas é fato que o “modus operandi” do Governo Ciacci parece ser o de trabalhar “nos bastidores e evitar polêmicas e confrontos públicos”. Até aqui isso tem sido fácil de conseguir! As eleições de 2026 serão um desafio para a gestão “paz e amor de Ciacci”. Isso porque a oposição ao governo Ciacci, principalmente no União Progressista UP (que é a unificação do União Brasil como Partido Progressista), bem como o PV e PT já reúnem munição para confrontar o governo municipal e seus candidatos em 2026. A oposição sabe que atacar o governo municipal é a estratégia para impedir, por exemplo, a eleição do ex-prefeito Vérdi Melo. Sem falar que o Governo Ciacci pode ir para eleição em2026 desfalcado em sua base do Avante, que caminha para lançar o vereador Dudu Ottoni como candidato a deputado estadual, disputando espaço com Verdi Melo e Professor Cleiton Oliveira. Não se acredita que o lançamento de Dudu Ottoni para deputado seja uma divisão da base do governo Ciacci. Mesmo porque, Dudu Ottoni e Ciacci se dão bem e, na verdade, a candidatura de Dudu é muito mais incômoda para Verdi do que para Ciacci!
Bons amigos
A visita de Ciacci ao governador Zema mostrou que o prefeito pretende expandir sua política de “paz e amor para além das fronteiras de Varginha”. Ciacci sabe que precisa de apoio no governo municipal e não quer desgaste ou distância do governo estadual, pelo contrário! Além disso, a visita de Ciacci a Zema mostrou que uma pessoa estratégica na vida política de Varginha continua firme e forte na tomada de decisões importantes: Cleber Marques de Paiva. O poderoso empresário local nunca foi político, mas não há político na cidade que nunca tenha sido apoiado (mesmo que indiretamente) por ele em algum momento! Sempre presente no governo municipal como eminencia parda e com amigos fortes no governo estadual e federal, Cleber Marques está presente, discreta, mas decisivamente, em grandes decisões públicas da cidade. Amigo pessoal do prefeito Leonardo Ciacci, Cleber Marques está cada dia mais à vontade neste governo para aparecer e contribuir com seu prestígio, como fez na visita ao governador, juntamente com Ciacci. O próprio governador Zema já esteve com Cleber e seu filho Breno Paiva em vários momentos. A empresa de Cleber Paiva, o Porto Seco, principal empresa de importação, exportação e logística da região é hoje um trunfo para os governos municipal e estadual, gerando emprego e renda que elevam o nome de Varginha e exemplificam o sucesso de prospecção industrial da política pública de Zema. Para quem tem amigos poderosos como Cleber Marques Paiva a vida política parece fácil, para quem não tem, fica a inveja e desejo de conquistar ou a dúvida de questionar até onde vai o relacionamento da classe política com o empresário!
Time que está ganhando...
A Saúde é uma das maiores preocupações da população quando se fala em gestão pública! A área é a que mais recebe recursos em todas as esferas de governo, federal, estadual e municipal. E cada esfera de governo enfrenta seus desafios na saúde, em Varginha a pasta é administrada pelo médico dermatologista Dr. Adrian Bueno, que vem fazendo um bom trabalho, em que pese as necessidades da área. Recentemente Adrian Bueno comemorou uma boa notícia na pasta, o alto índice de vacinação contra a gripe/influenza. A secretaria municipal de Saúde sempre terá problemas e a estrutura está sempre em ampliação, médicos sempre vão faltar em alguma especialidade e também sempre vão reclamar dos salários, embora tenham uma boa remuneração na rede pública da cidade! O Dr. Adrian Bueno não foi escolhido como secretário para acabar com os problemas da pasta, pois isso não é possível, mas sim, foi escolhido para equacionar os problemas, impedir falhas graves que impliquem na perda de vidas e dar maior eficiência ao grande gasto público realizado na área de saúde. Além disso, por ser um líder classista na área médica, Dr. Adrian Bueno tem credibilidade para “cobrar dos colegas a melhoria do atendimento médico no setor público, que em Varginha paga bem e em dia, visto o restante das prefeituras pelo Brasil”. Embora Adrian seja um nome político promissor no futuro, ainda tem muitos desafios pela frente se quiser um dia seguir a carreira política, a exemplo de outro médico que também ocupou o cargo de secretário de saúde, Dr. Armando Fortunato Filho. Tanto Adrian Bueno quanto Armando Fortunato estão filiados ao PSD do deputado federal Diego Andrade e também do prefeito Ciacci. No passado cogitava-se a substituição de Adrian por Armando, o que não prosperou porque muitos acreditavam que “Armando já deu tudo que podia à vida pública e agora Adrian seria mais promissor”. O tempo passou e os articuladores do governo acertaram...! Resta agora saber se Adrian é um “candidato no casulo" com um grande desafio na saúde para se viabilizar politicamente no futuro ou se sua passagem pela vida pública será apenas para coroar a vida profissional! A conferir!
Atuação intensa
Nas últimas semanas um grande número de ocorrências policiais em Varginha tem mostrado que roubos, tráfico de drogas, acidentes de trânsito, brigas etc têm ocupado a agenda das forças de segurança, principalmente da Polícia Militar na cidade. Isso mostra sobretudo que a Polícia Militar está atuando e dando respostas rápidas para a população. Mas ainda assim, é preciso que as Polícias Civil, Federal e a Justiça também cumpram seu papel institucional. Vejam que muitas das prisões da Polícia Militar são de quadrilhas que já deveriam ter sido alvo de investigação da Polícia Civil para efetiva prisão dos líderes criminosos. Contudo, a Polícia Civil parece pouco efetiva no desbaratamento de organizações criminosas da região. Já a Polícia Federal também precisa ser mais efetiva na sua atuação, visto que muitas armas de grosso calibre e drogas mais puras e elaboradas são apreendidas na região. Ou seja, estes produtos não são produzidos no Brasil entram no país porque a Polícia Federal “come mosca no policiamento das fronteiras” deixando chegar até aqui armas e drogas! Já a Justiça é a que mais peca no seu papel institucional, pois ao mesmo tempo em que consome bilhões dos cofres públicos em luxos, mordomias e altos salários, o Judiciário Brasileiro é também lento em dar respostas ao crime e à corrupção! A Justiça solta com facilidade, principalmente os grandes bandidos do tráfico e colarinho branco da corrupção, que são os motores da violência nas ruas. O destaque das atuações prisões da Polícia Militar mineira, uma das melhores do Brasil, fica ofuscado quando seus “pares na Polícia Civil, Federal e mesmo a Justiça deixam a desejar no seu mister”.
Pinga Fogo
A crise das instituições públicas caminha para números severos e vergonhosos. Não se sabe quem é pior avaliado pela população, se o Governo Federal, o Judiciário, as Forças Armadas ou o Legislativo? Uma triste realidade percebida pelo brasileiro!
A maior empresa de asfalto e pavimentação da cidade vive anos de ouro nestes últimos tempos em que a Administração Municipal definiu por recuperar as vias públicas e abrir grandes e novas avenidas pela cidade. Para quem vende asfalto na região, o “sonho é entrar em Varginha”!
O prefeito Ciacci ainda não cumpriu todas as promessas de campanha aos partidos aliados, mas não demonstra interesse em fazer novas mudanças no primeiro e segundo escalão. Será que Ciacci vai honrar os compromissos ou promover compensações? Sua base de apoio é leal, mas tem memória!
Saco de Bondades
A Prefeitura de Varginha apresentou as atrações da 29º Feirada Paz 2025, que pela primeira vez, será realizada no Centro de Eventos Mauro Brito, em agosto. Os shows contratados são: Raça Negra, Edson & Hudson e Clayton & Romário. O governo ainda não deu muitos detalhes da organização do evento, valores de convites, participação de entidades locais com barracas na festa etc. Sabe-se que o Governo municipal quer retomar o glamour da Feira da Paz de décadas passadas! O investimento na Feira da Paz é uma estratégica política importante visto que Ciacci ainda “vive lua de mel com o eleitorado” ainda terá candidatos a deputado nas eleições de 2026. O saco de bondade com recursos públicos precisa ser bem calculado, pois existe uma linha tênue entre o promover cultura e entretenimento, apoiando entidades filantrópicas locais e gastar recursos públicos com festa enquanto áreas prioritárias precisam de investimentos. Ciacci sabe que precisa realizar o evento com o apoio de parceiros para reduzir custos e garantir eficiência na realização e gestão do evento, garantindo o melhor com menor gasto de recursos públicos. Será que o governo vai saber equilibrar esta conta?
Saco de Bondades – 02
Salta os olhos aos altos gastos públicos em “entidades filantrópicas e apoios financeiros ao setor cultural na cidade”. São entidades recebendo recursos a todo momento, sem que seja especificado o destino exato do recurso público. Claro que toda entidade social filantrópica ou cultural da cidade possui um estatuto específico para regramento de sua atuação. Mas pelo princípio da transparência, seria produtivo se o Município especificasse nas leis e publicações de liberação dos recursos a obra ou investimento exato para o que se destina o dinheiro dado pelos cofres públicos. Além disso, é fundamental a criteriosa fiscalização da destinação dos recursos, sobretudo para os destinados ao setor cultural, que possuem uma vastidão de ações e podem não estar sendo criteriosamente aplicados. Não custa lembrar que tanto para área social quanto para cultural, já foram apurados desvios de recursos públicos no passado!
Cachorro morto
Como lembrou a coluna, o polêmico ex-prisioneiro condenado Juliano Rodrigues está de volta à cidade! E pelo visto não aprendeu nada com os cinco anos que esteve preso por acusações e ataques levianos às autoridades públicas e setoriais da cidade. A coluna entrou em contato com algumas das lideranças que já foram atacadas recentemente pelo perturbado acusador. A fala é a mesma “não se chuta cachorro morto”, disse um dos ofendidos por Rodrigues. Pelo andar da carruagem, não vai demorar para que Rodrigues “surte novamente “promovendo ataques, ameaças e quem sabe até voltando para a prisão antes do conturbado período eleitoral de 2026!
Lista negra
A Prefeitura de Varginha contratou empresa especializada na prestação de serviços de inclusão/exclusão de registro de contribuintes inadimplentes em bancos de restrição de crédito e serviços de cobranças. Ou seja, contratou serviço para colocar no Serasa os maus pagadores junto ao Município. A contratação foi publicada no Diário Oficial de 08 de maio, o contrato firmado é de número 021/2025 e o valor gasto na contratação é de R$9.600,00 (nove mil e seiscentos reais), pelo prazo de 12 meses. O município está correto em contratar o serviço, afinal, quem está devedor e dá calote em dívida, precisa ser informado ao mercado para impedir novos calotes. O problema é saber se a “negativação será para ricos e pobres, visto que muitos abastados devem o município e não sentem o peso da lei”.
Kommentare