Com mais de R$ 20 bilhões investidos, Minas Gerais consolida avanços na educação pública
gazetadevarginhasi
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A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) encerra 2025 com resultados expressivos em áreas estratégicas como infraestrutura, tecnologia, aprendizagem, valorização dos profissionais da educação e ampliação do ensino profissional e em tempo integral.
Os avanços refletem o compromisso do Governo de Minas com o fortalecimento da educação pública e a implementação de políticas estruturantes voltadas à ampliação do atendimento e à melhoria da aprendizagem. Ao longo do ano letivo, os investimentos ultrapassaram R$ 20 bilhões.
Entre os principais destaques está a alfabetização infantil. Minas Gerais foi o único estado da Região Sudeste a apresentar crescimento no indicador e alcançou o terceiro maior avanço do país na comparação com 2023. O resultado é atribuído a ações consistentes que garantem o direito de aprender na idade adequada e impactam diretamente o desenvolvimento educacional e social das crianças. Segundo o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, o foco esteve na recomposição da aprendizagem e na permanência dos estudantes na escola. “Neste ano realizamos um trabalho muito forte de busca ativa para não deixar nenhum aluno para trás, garantindo ações efetivas de recomposição da aprendizagem. Contamos com materiais específicos e formação de profissionais para apoiar esse processo”, afirmou. O secretário também destacou outras iniciativas implementadas ao longo do ano, como o lançamento do programa Minas Bilíngue, melhorias na alimentação escolar e a descentralização de recursos por meio do Caixa Escolar. “Minas Gerais deve, sim, assumir uma posição de liderança na educação brasileira”, completou. Na gestão administrativa e no funcionamento das unidades escolares, a SEE/MG destinou R$ 530 milhões à alimentação escolar — o maior volume da série recente — além de R$ 311,6 milhões para manutenção das escolas e R$ 960 milhões ao transporte escolar, assegurando o atendimento às diferentes realidades dos estudantes da rede estadual.