top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Concurso de Cachaças mineiras avalia 247 amostras na Mineiraria Casa da Gastronomia

  • gazetadevarginhasi
  • há 3 dias
  • 2 min de leitura
Concurso de Cachaças mineiras avalia 247 amostras na Mineiraria Casa da Gastronomia
Divulgação Emater
Belo Horizonte recebe avaliação sensorial do 2º Concurso de Qualidade das Cachaças e Aguardentes Mineiras.

A Mineiraria Casa da Gastronomia, em Belo Horizonte, sedia até a próxima quinta-feira (11) o julgamento sensorial do 2º Concurso de Avaliação da Qualidade das Cachaças de Alambique e Aguardentes de Cana Mineiras. O evento, iniciado nesta segunda-feira (8), reúne 21 jurados responsáveis por analisar 247 amostras de bebidas produzidas no estado.

Segundo a professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e membro da comissão julgadora, Camila Argenta Fante, a análise segue metodologia específica desenvolvida para o concurso. “Cada bebida será avaliada por sete jurados, sendo os critérios divididos em quatro grandes grupos: percepções visuais, olfativas, gustativas e atributos finais”, explicou.

A comissão julgadora conta com professores da UFMG, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal de Lavras (UFLA), Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG) e profissionais da Emater-MG. Apenas as amostras que alcançarem pontuação superior a 70 pontos serão classificadas.

Categorias e novidade
O concurso avalia oito categorias, sendo quatro de Cachaça de Alambique (Tradicional, Armazenada, Envelhecida e Envelhecida Premium + Extrapremium) e quatro de Aguardente de Cana (Tradicional, Armazenada, Envelhecida e Envelhecida Premium + Extrapremium).

A edição de 2025 traz ainda a inclusão da categoria “Produtor Atacadista”, voltada para quem produz, acondiciona e comercializa a bebida a granel. Segundo Lucas Carneiro, assessor técnico da Emater-MG e membro da comissão organizadora, a criação atende a uma demanda crescente. “O produtor atacadista é aquele que tem registro de uma bebida e faz a cachaça para vender a um padronizador. É a categoria de produtor que mais cresce em Minas Gerais nos últimos dois anos. A ideia é incentivar que esse público avance para o engarrafamento”, destacou.

A cerimônia de premiação está marcada para 17 de novembro, em Belo Horizonte. O concurso é uma iniciativa do Governo de Minas, coordenado pela Emater-MG, com apoio do IMA, da Epamig e de entidades parceiras.
Serviço
  • Evento: Avaliação Sensorial do 2º Concurso de Qualidade das Cachaças de Alambique e Aguardentes de Cana Mineiras
  • Local: Mineiraria Casa da Gastronomia – Rua Uberaba, 865, Barro Preto, Belo Horizonte
  • Data: 8 a 11 de setembro
  • Horário: 8h às 12h
    Fonte: Emater

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page