Conselho de Saúde de Varginha realiza reunião no auditório da OAB e aprova uso de recursos para o Hospital Bom Pastor
gazetadevarginhasi
25 de jun.
1 min de leitura
Reprodução
No dia 17 de junho, o Conselho Municipal de Saúde de Varginha realizou sua reunião ordinária no auditório da OAB Varginha, marcando a primeira vez em que o encontro aconteceu fora da sede tradicional. O espaço foi cedido após solicitação do presidente do Conselho, Cláudio Miranda, que também é ouvidor da subseção da OAB. O pedido foi prontamente atendido pelo presidente da entidade, Guilherme Maia.
O Conselho de Saúde é um órgão deliberativo e paritário, composto por gestores, trabalhadores e usuários do SUS. Sua função é definir diretrizes, metas e acompanhar as ações e programas de saúde em âmbito municipal, estadual e federal.
Durante a reunião, realizada um dia após a prestação de contas da Fundação Hospitalar do Município de Varginha (Fhomuv), foram apresentados o Complemento Contábil do Relatório de Gestão de 2023 e o Relatório de Gestão referente ao ano de 2024. A exposição foi conduzida pela diretora administrativa do Hospital Bom Pastor, Rosana Morais.
Um dos principais pontos da pauta foi o pedido de autorização para o uso do saldo residual de uma emenda parlamentar, no valor de mais de R$ 170 mil, originalmente destinado ao novo Acelerador Linear.
A proposta da Fhomuv é realocar os recursos para a aquisição de novos equipamentos para o hospital. O colegiado aprovou o pedido por aclamação.
Outro destaque da reunião foi a decisão de tornar os encontros ordinários do Conselho itinerantes, com a realização de futuras reuniões nos territórios de saúde de Varginha. A proposta visa aproximar o colegiado das demandas locais e fortalecer o diálogo com a população.
Comentários