top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Consumidores terão gasolina com maior octanagem após aumento de etanol para 30%

  • gazetadevarginhasi
  • há 1 dia
  • 1 min de leitura
Consumidores terão gasolina com maior octanagem após aumento de etanol para 30%
Divulgação
ANP ajusta especificações da gasolina para aumento do etanol para 30% (E30).

A Diretoria da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou nesta quinta-feira (5/9) alterações na Resolução ANP nº 807/2020, com o objetivo de ajustar as especificações da gasolina tipo C comum — aquela vendida nos postos com adição de etanol anidro. A medida visa garantir a qualidade da gasolina A (pura) utilizada na mistura, diante do aumento do percentual de etanol de 27% para 30% (E30).

O incremento do etanol na gasolina foi definido pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), por meio da Resolução nº 9, de 25 de junho de 2025, e passou a vigorar a partir de 1º de agosto de 2025. Com a mudança, a ANP também ajustou o parâmetro de octanagem da gasolina C, conhecido como RON (número de octano pesquisa), permitindo que os consumidores tenham acesso a um combustível com maior octanagem, benefício direto do novo teor de mistura E30.

A nova regra prevê ainda prazos específicos para aplicação de autuações por não conformidade em relação aos novos teores de etanol sempre que houver alteração no percentual obrigatório do biocombustível. Além disso, os percentuais de etanol anidro foram incluídos na Tabela 2 da Resolução 807/2020, que trata dos Valores de Massa Específica da Gasolina A.

O texto final aprovado passou por consultas e audiências públicas, além de análise jurídica da Procuradoria Federal junto à ANP.
Fonte: ANP

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page