top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

CPI do Crime Organizado aprova quebra de sigilos de Fabiano Zettel, cunhado do banqueiro Daniel Vorcaro

  • há 2 horas
  • 2 min de leitura
Reprodução
Reprodução


A CPI do Crime Organizado no Senado aprovou a quebra dos sigilos bancário, fiscal, telefônico e telemático do empresário Fabiano Zettel, cunhado do banqueiro Daniel Vorcaro, ex-controlador do Banco Master. A decisão faz parte de uma série de medidas adotadas pela comissão para aprofundar as investigações sobre possíveis irregularidades financeiras e eventuais vínculos com organizações criminosas.

Segundo parlamentares da comissão, a quebra de sigilos tem o objetivo de ampliar o acesso a informações que possam esclarecer a movimentação financeira e as comunicações de Zettel, considerado personagem relevante nas apurações que envolvem o grupo empresarial ligado ao Banco Master. Os dados obtidos deverão ser utilizados para verificar possíveis conexões entre empresas, pessoas e transações financeiras investigadas pela CPI.

Fabiano Zettel é empresário e pastor e se tornou alvo das investigações por sua relação familiar com Daniel Vorcaro. Ele é casado com uma irmã do banqueiro e aparece em diferentes frentes das investigações relacionadas ao chamado escândalo do Banco Master e a operações conduzidas pela Polícia Federal.

A CPI do Crime Organizado foi criada no Senado com a finalidade de investigar o funcionamento e a expansão de organizações criminosas no Brasil, incluindo estruturas financeiras e redes de apoio que possam sustentar atividades ilícitas. A comissão também analisa a atuação de empresas e pessoas suspeitas de participar ou facilitar práticas ilegais.

No âmbito dessas apurações, parlamentares têm convocado empresários, executivos e autoridades para prestar esclarecimentos e autorizado medidas como quebras de sigilo e compartilhamento de informações com outros órgãos de investigação. O objetivo declarado é identificar estruturas que possam ter sido utilizadas para gestão fraudulenta de instituições financeiras ou para lavagem de dinheiro.

As informações obtidas a partir da quebra de sigilos devem alimentar novas etapas das investigações conduzidas pela CPI, que pretende reunir elementos para eventuais responsabilizações e para propor medidas legislativas de combate ao crime organizado e a fraudes financeiras.

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page