top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Credivar Neutraliza 82 Toneladas de CO2 em 2024 e Reafirma Compromisso com a Sustentabilidade

  • Foto do escritor: Elisa Ribeiro
    Elisa Ribeiro
  • 15 de ago.
  • 3 min de leitura

Divulgação
Divulgação
Em 2024, o Sicoob Credivar neutralizou 82 toneladas de dióxido de carbono equivalente (tCO2e) através da aposentadoria de Créditos de Carbono Verificados. Esta ação reflete o compromisso da cooperativa com a sustentabilidade e a redução das emissões de gases de efeito estufa. A certificação foi realizada pela consultoria E2Carbon, através de um inventário de emissões de gases de efeito estufa (GEE), garantindo a integridade e a validade dos créditos de carbono. Além de neutralizar as emissões da operação, o Sicoob Credivar continua a investir em projetos que promovem o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade ambiental.
 
Os créditos de carbono adquiridos para a neutralização das emissões foram destinados ao projeto CM Serras da Mantiqueira através do mecanismo de incentivo REDD+ (Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal, Manejo Sustentável de Florestas e Conservação e Aumento dos Estoques de Carbono Florestal). O projeto CM Serras da Mantiqueira, liderado pela Tero Carbon, é um consórcio de três fazendas produtoras de café em Carmo de Minas, Minas Gerais. O projeto visa à conservação e restauração da Mata Atlântica, com foco na redução de emissões de carbono e impacto social nas comunidades locais.
 
Para realizar o inventário, foram seguidos protocolos rigorosos de auditorias e verificações externas nas 31 agências e no Centro Administrativo da cooperativa durante 2024. A análise foi realizada através de dois escopos que abrangem emissões diretas e emissões indiretas por energia. Alguns exemplos desses escopos são: combustão móvel através da frota de veículos próprios; emissões fugitivas, como ar-condicionado e extintores; e aquisição de energia elétrica por localização através da concessionária, além da escolha de compra de energia limpa (solar).
 
Dentre as ações realizadas pela cooperativa para alcançar este resultado está a compra de energia de fontes renováveis, que gera economia de 23% no gasto total, e ações de conscientização quanto à destinação dos resíduos e na gestão de deslocamento da frota. Além disso, a cooperativa também tem parceria com empresas de energia limpa, oferecendo sustentabilidade para seus cooperados e a comunidade, e participa ativamente de projetos com pegada ESG em todas as cidades onde atua.
 
Os créditos de carbono adquiridos para a neutralização das emissões foram destinados aos projetos CM Serras da Mantiqueira e REDD+. Créditos de carbono são unidades de medida utilizadas no mercado de carbono para quantificar a redução, remoção ou compensação das emissões de gases de efeito estufa (GEE). Eles representam a redução de uma tonelada métrica de dióxido de carbono ou sua equivalência em outro gás de efeito estufa e são obtidos por empresas, organizações ou países que conseguem reduzir suas emissões. Esses créditos podem ser negociados, vendidos ou usados para compensar as emissões de carbono de outras atividades ou negociados dentro da própria cadeia de produção.
 
As 82 toneladas de CO2 aposentadas são referentes a cerca de 5.467 árvores crescendo por um ano, o que equivale a uma área de 8,2 hectares de floresta. O valor pode ser comparado também à emissão anual realizada por 41 pessoas. Se compararmos a veículos, a neutralização economizaria aproximadamente 546.667 km rodados por um veículo, ou a 55 voos de ida e volta entre São Paulo e Nova York.
 
O que é um inventário de carbono ou de Gases de Efeito Estufa (GEE)?
 
Um inventário de carbono é um levantamento detalhado das emissões e remoções de gases de efeito estufa (GEE) associadas às atividades de uma organização, projeto ou território. Ele segue metodologias reconhecidas, como o GHG Protocol e a ISO 14064, permitindo a quantificação das emissões diretas e indiretas ligadas à operação. Esse processo envolve a identificação das principais fontes emissoras, que podem estar relacionadas ao consumo de combustíveis, ao uso de energia elétrica e a diversas atividades da cadeia produtiva, como transporte, insumos e descarte de resíduos.
 
O que são Créditos de Carbono?
 
Créditos de carbono são unidades de medida utilizadas no mercado de carbono para quantificar a redução, remoção ou compensação das emissões de gases de efeito estufa (GEE). Eles representam a redução de uma tonelada métrica de dióxido de carbono ou sua equivalência em outro gás de efeito estufa e são obtidos por empresas, organizações ou países que conseguem reduzir suas emissões. Esses créditos podem ser negociados, vendidos ou usados para compensar as emissões de carbono

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page