top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Criminosos virtuais presos após ameaçar famílias com armas e vídeos

  • gazetadevarginhasi
  • há 2 dias
  • 2 min de leitura
Criminosos virtuais presos após ameaçar famílias com armas e vídeos
Divulgação
Operação conjunta desarticula grupo de extorsão virtual em Montes Claros.

Na manhã desta terça-feira (2/9), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), em Montes Claros, participou da operação Black Window, deflagrada em parceria com a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). A ação resultou na prisão de sete suspeitos e na desarticulação de uma organização criminosa especializada em extorsões pela internet.

As investigações foram conduzidas pela 18ª Delegacia de Polícia de Brazlândia (DF) ao longo de seis meses. Segundo as apurações, o grupo tinha uma estrutura organizada, com divisão de funções, e utilizava anúncios falsos em sites de acompanhantes e massagistas para atrair vítimas. Após o agendamento de encontros, os criminosos iniciavam extorsões, alegando suposta vinculação a facções criminosas e exigindo pagamentos sob ameaça.

Para intimidar as vítimas, os suspeitos enviavam informações pessoais delas e de familiares, além de vídeos com armas de fogo. O valor inicial exigido, chamado de “valor da garota”, dava lugar a novas cobranças, denominadas “valor da agência” ou “valor da facção”. Somente neste ano, mais de 50 ocorrências semelhantes foram registradas, envolvendo suspeitos da região de Montes Claros.

O Delegado Diego Flávio Carvalho Pereira, coordenador da operação pela PCMG em Montes Claros, destacou a relevância da ação conjunta. “A união de esforços entre as polícias é fundamental para proteger a sociedade e enfraquecer grupos que se aproveitam do ambiente virtual para praticar delitos”, afirmou.

Apreensões e prisõesAo todo, foram cumpridos dez mandados de prisão temporária e dez de busca e apreensão. Entre os presos estão quatro homens e três mulheres, todos encaminhados ao sistema prisional, enquanto três investigados seguem sendo procurados. Durante a operação, foram apreendidos dinheiro, um veículo e diversos aparelhos celulares, que passarão por perícia.

A ação envolveu 61 policiais civis da PCMG, incluindo 16 da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), além de 20 policiais civis do Distrito Federal, com apoio de 28 viaturas.
Fonte: PCMG

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page