top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Crise diplomática: Gleisi e Itamaraty rebatem nova ofensiva dos EUA contra Alexandre de Moraes

  • gazetadevarginhasi
  • há 1 dia
  • 1 min de leitura

ree
O governo brasileiro reagiu neste sábado (9) a mais um ataque dos Estados Unidos contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A manifestação veio após o vice-secretário do Departamento de Estado dos EUA, Christopher Landau, afirmar que um único ministro teria “usurpado poder ditatorial” e “destruído a relação histórica” entre Brasil e EUA.
A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, classificou a postagem como “gravíssima ofensa ao Brasil, ao STF e à verdade” e responsabilizou Jair Bolsonaro e sua família por articularem, junto ao presidente norte-americano Donald Trump, ações que resultaram em sanções contra produtos brasileiros, como o recente tarifaço.
“Quem tentou usurpar o poder em nosso país foi Jair Bolsonaro. Se querem restaurar a amizade histórica, respeitem a soberania do Brasil e parem de apoiar o golpista que tentou destruir nossa democracia”, escreveu Gleisi nas redes sociais.
A publicação de Landau foi traduzida e reproduzida pela Embaixada dos EUA no Brasil. Sem citar nomes, o texto acusou um ministro do STF de aplicar extraterritorialmente a lei brasileira para silenciar indivíduos e empresas nos EUA.
O Itamaraty também reagiu, afirmando que as declarações representam “ataque frontal à soberania brasileira” e à democracia, que teria resistido a uma tentativa recente de golpe de Estado. O órgão reafirmou que o Brasil “não se curvará a pressões, venham de onde vierem”.
O episódio amplia as tensões diplomáticas entre os dois países, já abaladas por disputas comerciais e críticas mútuas nos últimos meses.

Comments


Gazeta de Varginha

bottom of page