Defesa Civil Atribui 99,9% dos Incêndios em SP à Ação Humana e PF Inicia Investigações
O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, informou que 99,9% dos incêndios registrados no estado de São Paulo durante o último fim de semana foram provocados por ação humana. Em uma coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (26), Wolff revelou que a Polícia Federal já abriu 31 inquéritos para investigar possíveis incêndios criminosos na região.
De acordo com Wolff, imagens de satélite estão sendo utilizadas para auxiliar na identificação das origens dos focos de incêndio. O secretário expressou surpresa com o fato de quase 50 municípios paulistas terem registrado incêndios ao mesmo tempo, mencionando que a ausência de chuvas e ventos de até 70 km/h contribuíram para a propagação das chamas.
Embora a Defesa Civil de São Paulo tenha relatado uma redução significativa dos focos de incêndio na manhã desta segunda-feira, graças à chuva que caiu no domingo (25), o secretário alertou que a situação ainda exige vigilância contínua. Helicópteros, aeronaves e cerca de 500 homens do Exército brasileiro estão sendo empregados para combater os focos restantes.
Durante a coletiva, o diretor de Controle do Desmatamento e Queimadas do Ministério do Meio Ambiente, Raoni Rajão, classificou os incêndios como uma "situação anômala" e destacou que a propagação dos focos em áreas distantes umas das outras é motivo de estranheza, levantando suspeitas sobre a intencionalidade dos incêndios.
Comentarios