Dengue no Sul de Minas: Lavras decreta situação de emergência
gazetadevarginhasi
4 de abr. de 2023
1 min de leitura
Foto: Reprodução
A prefeitura da cidade de Lavras no Sul de Minas decretou, no último sábado (01), situação de emergência em saúde pública devido à alta infestação de dengue no município.
O múmero de pessoas que buscaram atendimento na rede de saúde do aumentou consideravelmente nos últimos dias. A cidade registra 1.155 casos prováveis da doença, sendo 820 já foram confirmados. Duas mortes foram registadas em função de complicações causadas pela dengue.
Com a declaração da situação de emergência, agentes de saúde passam a operar de forma diferenciada, podendo inclusive ter acesso a propriedades particulares para efetuarem o combate ao foco de mosquitos, mesmo diante da negativa ou ausência do morador. Em caso de recusa, forças de segurança podem ser acionadas para escoltar a equipe de saúde durante os procedimentos.
Três mortes recentes foram confirmadas na região pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG): uma em São Sebastião do Paraíso e duas em Passos. Em São Sebastião do Paraíso o óbito foi de um bebê de apenas seis meses.
Outras duas mortes em decorrência da dengue já foram confirmadas pela prefeitura de Passos. As confirmações ainda não apareceram no balanço da SES-MG, assim como as duas de Lavras confirmadas pela administração municipal esta semana.
O cenário requer cuidados e sobretudo colaboração da população local.
Comentários