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Descontos reais impulsionam interesse dos consumidores de BH na Black Friday, aponta pesquisa

  • gazetadevarginhasi
  • há 19 horas
  • 2 min de leitura

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
A Pesquisa Intenção de Consumo Black Friday, elaborada pelo Núcleo de Estudos Econômicos e de Inteligência & Pesquisa da Fecomércio MG, revela que a data continua consolidada entre os consumidores da capital mineira. Segundo o levantamento, 50,6% dos belo-horizontinos que conhecem a Black Friday pretendem realizar compras neste ano. A data é amplamente reconhecida por 87,4% dos entrevistados, e 59,6% afirmam que podem adquirir itens não planejados caso encontrem preços realmente atrativos.

Assim como observado no ano anterior, roupas, calçados e acessórios permanecem entre os itens mais desejados pelos consumidores, seguidos por eletrodomésticos e produtos eletrônicos. Além disso, 50,3% dos entrevistados devem aproveitar as ofertas para antecipar compras de Natal.
As promoções têm grande peso na decisão de compra: 40,9% dos consumidores afirmam que os descontos podem ser determinantes na hora de fechar negócio. Outros fatores também influenciam, como atendimento diferenciado (26,8%) e variedade de marcas e produtos (19,8%).

A pesquisa aponta que a Black Friday vem ganhando força entre os consumidores de Belo Horizonte, apesar de persistir certa desconfiança quanto às ofertas. Entre aqueles que pesquisaram preços em lojas físicas em 2024, 93,5% constataram descontos reais. No ambiente virtual, 77,9% pesquisaram preços, e 89,2% confirmaram as reduções. A reputação das lojas on-line foi checada por 85,3% dos consumidores, e apenas 1,1% relatou algum tipo de problema com as compras digitais. Mesmo assim, houve preferência pelas lojas físicas (28,5%) em relação às virtuais (25,7%).

Para a economista da Fecomércio MG, Fernanda Gonçalves, os resultados demonstram a importância das ações promocionais:“Os dados reforçam a relevância das estratégias promocionais, já que 40,9% dos entrevistados afirmam que as promoções podem ser decisivas para a compra. Além disso, fatores como atendimento diferenciado e variedade de produtos também influenciam na decisão final. Essa disposição para consumir, mesmo diante de um cenário de cautela, está alinhado à tendência revelada pela Pesquisa Intenção de Consumo das Famílias (ICF), que indica uma perspectiva positiva com 40,1% projetando comprar mais nos próximos meses. Acrescido a isso, 60% dos consumidores admitem comprar itens não planejados na Black Friday se os preços forem atrativos, o que reforça a expectativa de maior consumo e amplia as oportunidades de vendas, movimentando os setores como bens, serviços, turismo e comércio varejista”, destaca.

Embora muitos consumidores confirmem a veracidade dos descontos, a percepção de “maquiagem de preços” ainda é forte: 33,6% associam a Black Friday à prática, enquanto 27,9% avaliam a data como uma chance de adquirir produtos a preços melhores.

O levantamento ouviu 422 consumidores entre os dias 27 de outubro e 3 de novembro de 2025, abrangendo diversas regionais de Belo Horizonte. A margem de erro é de 5 pontos percentuais e o nível de confiança da pesquisa é de 95%.
Sobre a Fecomércio MG

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais é a principal entidade representativa do setor no estado, reunindo mais de 750 mil empresas e 54 sindicatos. Presidida por Nadim Elias Donato Filho, a instituição atua na defesa dos interesses do empresariado e na mediação de pautas junto aos governos. Também administra o Sesc e o Senac em Minas Gerais, ampliando sua atuação em serviços sociais, educacionais e de formação profissional. Com 86 anos de história, a Fecomércio MG segue como referência na promoção do desenvolvimento econômico mineiro.
Fonte: Wagner Fernando Liberato - fecomércio

Gazeta de Varginha

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