Dia de Campo integra vitivinicultura e queijaria no Sul de Minas
gazetadevarginhasi
6 de jun.
1 min de leitura
Divulgação
Evento em Aiuruoca discute vinhos, queijos e turismo rural sustentável.
A cidade de Aiuruoca, no Sul de Minas, recebe, na próxima quinta-feira (12/6), o Dia de Campo Vinhos com Queijos. O evento reunirá especialistas, produtores e pesquisadores para debater como a integração entre os setores de queijos e vinhos pode fortalecer o turismo rural e contribuir para o desenvolvimento sustentável da região.
A iniciativa é promovida pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em parceria com a prefeitura de Aiuruoca, a Vinícola Casa Correa e Medici e os Laticínios Lejane. As atividades terão início às 8h, na sede da vinícola premiada, que conquistou, em 2024, o título de melhor vinho Sauvignon Blanc do Brasil.
Ao fim da programação, os participantes conhecerão os Laticínios Lejane, também em Aiuruoca, localizada na Serra da Mantiqueira, que se destaca pela produção de queijos artesanais e pelo crescente protagonismo na vitivinicultura mineira.
A coordenadora do Programa de Pesquisa em Vitivinicultura da Epamig, Renata Vieira da Mota, fará a abertura do evento, que contará com palestras sobre cultivares italianas para vinhos, turismo rural, queijos especiais e maturação de queijos, ministradas por pesquisadores da Epamig e bolsistas da Fapemig.
A programação será encerrada com uma harmonização de queijos e vinhos conduzida pela enóloga Angélica Bender, da Epamig. As vagas são limitadas e já foram preenchidas previamente. Informações adicionais podem ser solicitadas pelo e-mail crsouza@epamig.br.
Comments