top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Drones revolucionam a pulverização agrícola no Sul de Minas

  • gazetadevarginhasi
  • 15 de fev.
  • 1 min de leitura
Reprodução
Reprodução
O uso de drones na agricultura já é uma realidade no Brasil, e no Sul de Minas não é diferente. A tecnologia vem sendo amplamente adotada em diversas culturas e para múltiplas finalidades, como monitoramento, planejamento de plantio, demarcação de áreas e pulverização.
Na região, os drones são especialmente utilizados na pulverização, trazendo mais precisão e eficiência ao processo. Com sistemas de georreferenciamento e softwares específicos, os equipamentos são programados para aplicar defensivos no local, momento e dose exatos, seguindo os princípios da agricultura de precisão. Isso reduz custos para o produtor e minimiza a exposição dos operadores a produtos químicos.

Eficiência e vantagens
Para o engenheiro agrônomo e consultor Vinício Botrel, da Rural BR Agro e Rural BR Drones, a pulverização com drones é uma alternativa superior às técnicas manuais.
"Os drones auxiliam no controle de plantas daninhas, pragas e doenças, com excelentes resultados, principalmente em áreas de declive, comuns na nossa região. Eles são tão eficientes quanto a pulverização feita por tratores", afirma.
Além disso, o uso dos drones evita a compactação do solo e reduz danos às plantas, problemas frequentemente causados pelo tráfego de tratores e outros equipamentos agrícolas.
O potencial da tecnologia é crescente. Segundo o Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), até 2026 o número de drones na agricultura pode chegar a 93 mil, reforçando a confiança dos produtores na inovação para otimizar a produção no campo.

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page