‘Ele me ensinou a valorizar nossa história’: Adelino Benedito, o Saci de Juiz de Fora
gazetadevarginhasi
31 de out.
2 min de leitura
fonte: itatiaia
O ator e produtor cultural Adelino Benedito tem dado vida ao Saci há anos em Juiz de Fora, transformando o personagem folclórico em símbolo de resistência cultural e orgulho popular. Ele volta a interpretá-lo nesta sexta-feira (31), durante a “Expedição em Busca do Saci”, no Museu Mariano Procópio, evento que celebra o Dia Nacional do Saci, criado para valorizar o folclore brasileiro em contraponto ao Halloween.
Com gorro vermelho e cachimbo, Adelino afirma que o personagem ultrapassa o imaginário infantil. “Eu aprendi interpretando o Saci que ele é mais que um personagem folclórico. Ele contribui para que a gente mantenha viva nossa história e nosso folclore. Ele me ensinou muito a valorizar nossa história e a perceber como um personagem pode levar a imaginação de crianças e adultos a lugares extraordinários”, contou à Rádio Itatiaia.
A iniciativa é idealizada por Margareth Marinho, que busca, por meio da contação de histórias, preservar mitos e lendas da cultura popular e promover entre as crianças o respeito à natureza.
Adelino recorda que o Saci sempre fez parte de sua infância. “Eu tenho uma relação de muito carinho com o Saci, porque ele fez parte da minha infância e da de muitas pessoas. Nunca imaginei que um dia iria interpretá-lo”, revelou.
O vínculo cresceu com o tempo, tornando-se uma fusão entre artista e personagem. “A partir do momento em que comecei a interpretá-lo, criei uma relação de mais carinho e afeto. Hoje entendo que não só ele faz parte da minha vida, como eu também faço parte da vida do Saci”, declarou.
Nas apresentações, o ator se emociona com a reação das crianças. “Elas participam da contação de história e saem em busca do Saci, encontrando sinais de que ele está por perto. Quando finalmente o veem, é maravilhoso. O Saci desperta nelas a concretização de que o personagem existe, ele é real”, descreveu.
Comentários