Enchente devastadora no Nepal deixa quase 400 viajantes desaparecidos
há 7 minutos
1 min de leitura
Reprodução
Uma forte enchente repentina atingiu áreas próximas à fronteira entre o Nepal e o Tibete nesta quarta-feira (26), deixando centenas de pessoas desaparecidas e provocando destruição em estradas, pontes e estruturas de energia. Segundo um levantamento preliminar do Conselho de Turismo do Nepal, 384 viajantes foram registrados como desaparecidos, sendo 291 estrangeiros e 93 cidadãos nepaleses.
Entre os estrangeiros desaparecidos estão pessoas de países como Índia, Austrália, Países Baixos, África do Sul, Reino Unido e Malásia. As autoridades ressaltaram que os números ainda estão sendo conferidos em conjunto com empresas de turismo, guias, órgãos de segurança e autoridades locais.
As inundações atingiram principalmente áreas montanhosas do distrito de Rasuwa. Em locais como Syapru Besi e Timure, helicópteros de resgate tiveram dificuldades para pousar devido ao nível elevado do rio. Casas, estradas e outras estruturas foram atingidas pela força da água.
No Tibete, também foram registrados desaparecimentos após um deslizamento de lama atingir uma passagem entre a região e o Nepal. Autoridades demonstraram preocupação com a possibilidade de o número de vítimas aumentar.
Imagens divulgadas mostram bairros atingidos pela água, veículos sendo arrastados e estruturas destruídas. Moradores também relataram que comunidades inteiras próximas ao rio foram atingidas pela enchente.
As operações de busca e resgate continuam, mas as condições climáticas e o transbordamento dos rios dificultam o trabalho das equipes.
Comentários