top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Estudantes da rede estadual e do Trilhas de Futuro visitam instalações do Hospital Regional de Teófilo Otoni

  • gazetadevarginhasi
  • há 2 horas
  • 2 min de leitura

Reprodução
Reprodução
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), com apoio da Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG), promove ao longo desta semana uma iniciativa voltada à aproximação de jovens com a realidade da assistência à saúde, por meio de visitas guiadas ao Hospital Regional de Teófilo Otoni.
Ao todo, 778 estudantes da rede estadual de ensino e do projeto Trilhas de Futuro participam das visitas ao maior complexo de saúde do interior do estado. A ação permite que os alunos conheçam a estrutura física da unidade, que será referência em atendimentos de média e alta complexidade para toda a macrorregião Nordeste, além de compreenderem o funcionamento da Rede de Atenção à Saúde.
As visitas são conduzidas por enfermeiros da SES-MG que participaram do processo de concepção do hospital. Para tornar a experiência mais didática, a equipe apresenta a simulação de um caso clínico fictício, acompanhando o percurso do paciente desde a entrada na unidade até a alta hospitalar. Os estudantes visitam os principais ambientes, conhecem os equipamentos que serão instalados e recebem informações sobre a estrutura da unidade.
A iniciativa também envolve alunos de cursos técnicos do Trilhas de Futuro, como enfermagem, radiologia, segurança do trabalho e administração. Para a supervisora escolar da Unipac, Sara Dias Said, a experiência contribui diretamente para a formação dos estudantes, que têm a oportunidade de conhecer um hospital de grande porte.
As visitas seguem até hoje (20/12), com grupos organizados e acompanhamento de professores. A ação busca despertar o interesse dos jovens pela área da saúde e reforçar a importância do Hospital Regional de Teófilo Otoni para a melhoria da assistência em toda a região.
O hospital foi entregue nesta semana ao Instituto Mário Penna (IMP), responsável pela gestão, e integra o conjunto de cinco complexos regionais cuja conclusão foi retomada pela atual gestão estadual, com o objetivo de ampliar e descentralizar o acesso à saúde em Minas Gerais.

Gazeta de Varginha

bottom of page