Estudantes de Passos participam de bate-papo com juiz do STF sobre direitos e democracia
gazetadevarginhasi
12 de abr.
1 min de leitura
Reprodução
Juiz do STF leva debate sobre democracia e Judiciário a escolas de Passos (MG).
O juiz auxiliar do Supremo Tribunal Federal (STF) Michael Procópio Ribeiro Alves levou a ação “STF na Escola” a mais três colégios de Passos (MG), nesta sexta-feira (11).
Estudantes do 1º, 2º e 3º anos do ensino médio participaram de um bate-papo sobre democracia, liberdade de expressão e decisões do STF que impactam a juventude brasileira. Nas palestras, também foram abordados o funcionamento do Judiciário e aspectos fundamentais da organização do Estado, da convivência em sociedade e da atuação dos Três Poderes.
Participaram dos encontros estudantes de 15 a 18 anos das escolas estaduais São José, Lourenço de Andrade e Caetano Machado da Silveira. A liberdade de expressão assegurada pela Constituição Federal e o uso da internet como ferramenta para ampliar o debate público foram temas em destaque. O juiz lembrou que é permitido discordar de governantes, mas que há limites. Também afirmou que a democracia está sempre em construção. O equilíbrio entre os poderes e o papel da Justiça Federal, Estadual e dos tribunais superiores também foram discutidos.
No Colégio Caetano Machado, o juiz explicou o papel dos desembargadores. A professora Maria de Lourdes comentou sobre o acesso à Justiça. O juiz reconheceu a lentidão, mas citou as defensorias e Juizados Especiais. Também explicou que o ingresso na magistratura se dá por concurso público. O magistrado estudou em Passos. É a segunda vez que a ação ocorre em MG. O STF na Escola busca aproximar o Judiciário dos jovens, com visitas e conteúdos lúdicos e gratuitos para professores e estudantes.
Comentários