top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Eve, da Embraer, realiza primeiro voo de eVTOL em escala real no Brasil

  • gazetadevarginhasi
  • há 1 dia
  • 2 min de leitura
Eve, da Embraer, realiza primeiro voo de eVTOL em escala real no Brasil
Divulgação Redes Sociais
Eve Air Mobility realiza primeiro voo de eVTOL em escala real no interior de São Paulo.

A Eve Air Mobility, empresa subsidiária da Embraer, realizou em Gavião Peixoto, no interior paulista, o primeiro voo do protótipo em escala real de sua aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical, o eVTOL. O teste, feito sem tripulação, ocorreu na última sexta-feira (19) e marca um avanço importante no desenvolvimento da mobilidade aérea urbana no Brasil.

Segundo a empresa, o voo permitiu testar com sucesso a integração de sistemas essenciais da aeronave, como o conceito de fly-by-wire, sistema de controle de voo por computador de quinta geração, além dos rotores dedicados exclusivamente ao voo vertical.

Durante a operação, a aeronave realizou o chamado hover flight, manobra em que o equipamento permanece suspenso e imóvel no ar sobre um ponto fixo no solo, mantendo altitude e posição constantes. Esse tipo de voo exige alto nível de precisão para equilibrar sustentação, peso e estabilidade.

A partir desta etapa, a Eve informou que irá expandir gradualmente a campanha de testes, com a expectativa de alcançar, em 2026, os voos totalmente sustentados pelas asas, conhecidos como wingborne flight.

“O protótipo se comportou exatamente como previsto pelos nossos modelos. Com estes dados, ampliaremos o envelope da aeronave e avançaremos para o voo de transição sustentado pelas asas de maneira disciplinada, aumentando para centenas de voos ao longo de 2026 e construindo o conhecimento necessário para a certificação de tipo”, destacou o Chief Technology Officer da Eve, Luiz Valentini.

Já o Chief Product Officer, Jorge Bittercourt, afirmou que o voo inicial demonstra a confiabilidade e a eficiência do projeto.“Validamos elementos críticos, desde nossa arquitetura de rotores sustentadores até a mecânica de voo da aeronave, e agora seguimos para a fase de testes em voo com foco em evoluir a maturidade do produto”.

Financiamento
O desenvolvimento da aeronave conta com financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), agência de fomento à inovação do governo federal, dentro da chamada Mais Inovação Brasil – Aviação Sustentável. Até o momento, o projeto já recebeu cerca de R$ 37 milhões em subvenção econômica.

Para o presidente da Finep, Luiz Antônio Elias, o avanço tecnológico coloca o país em posição de destaque. “Este voo inaugural materializa a estratégia brasileira de liderar a transição global para a aviação sustentável, com tecnologias de fronteira como propulsão elétrica e inteligência artificial”.
Fonte: AgBrasil

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page