Extração de ferro ilegal vira alvo da PF e Justiça prende suspeito em Minas Gerais
gazetadevarginhasi
31 de mai. de 2025
1 min de leitura
Divulgação
PF prende homem por extração ilegal de minério e crimes ambientais em Catas Altas e Santa Bárbara.
A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta sexta-feira (30/5), um mandado de prisão preventiva e dois de busca e apreensão nas cidades de Catas Altas e Santa Bárbara, na Região Central de Minas Gerais. A ação é parte de uma operação de combate à extração ilegal de minério de ferro e crimes ambientais envolvendo usurpação de bens da União.
As ordens judiciais foram expedidas pela 2ª Vara Federal Criminal de Belo Horizonte, após pedido do Ministério Público Federal (MPF), que denunciou três membros de uma mesma família. Segundo a denúncia, eles realizavam extração mineral em uma propriedade privada pertencente ao patriarca da família, sem autorização dos órgãos competentes.
A investigação da Polícia Federal apontou que a atividade ilegal era exercida de forma contínua e profissional, servindo como principal fonte de renda da família por anos. Um laudo pericial estimou em quase R$52 milhões os prejuízos ambientais e ao patrimônio da União provocados pela exploração clandestina.
A Polícia Militar de Meio Ambiente já havia realizado diversas fiscalizações na área, com aplicação de multas e ordens de suspensão das atividades, que, no entanto, continuaram sendo descumpridas.
Diante da insistência na prática ilegal, o MPF solicitou à Justiça as medidas de busca e apreensão, além da prisão preventiva de um dos envolvidos. O investigado foi encaminhado ao Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) Gameleira, em Belo Horizonte, onde permanecerá à disposição da Justiça Federal.
Comentários