Faculdades oferecem até 70% de desconto antes do fim de cursos 100% EAD, diz reportagem
gazetadevarginhasi
29 de jul.
1 min de leitura
Com o fim dos cursos superiores 100% a distância se aproximando, faculdades e universidades estão oferecendo descontos agressivos para atrair novos estudantes. A partir de 18 de agosto de 2025, por determinação do Ministério da Educação (MEC), nenhuma instituição poderá abrir novas turmas exclusivamente no formato EAD. Apenas modelos presenciais ou híbridos serão permitidos.
Para driblar a mudança e garantir novas matrículas antes do prazo, muitas instituições estão oferecendo descontos de até 70% nas mensalidades. A medida tem como foco cursos como medicina, direito, enfermagem, psicologia, odontologia, licenciaturas e outras graduações ligadas à área da saúde.
O MEC estipulou um período de transição de dois anos para a completa adequação, mas o prazo para novas admissões segue rígido. As faculdades terão apenas três meses para reestruturar seus projetos pedagógicos e adaptá-los às novas exigências do ensino híbrido, o que inclui aulas presenciais obrigatórias.
Essa mudança pode afetar diretamente estudantes que dependem do ensino remoto para conciliar os estudos com trabalho, filhos ou estágio. O formato híbrido, por exigir comparecimento físico, deve representar custos adicionais com transporte, alimentação e tempo — tornando o acesso à educação mais difícil para parte da população.
Além disso, levantamento da consultoria Educa Insights aponta que a transição deve provocar um aumento médio de 21% nas mensalidades, em razão da necessidade de investimentos em infraestrutura e equipe pedagógica presencial.
Comentários