'Falsa couve': idoso segue em coma induzido e respira por aparelho
gazetadevarginhasi
há 2 dias
1 min de leitura
Fonte: O TEMPO
Um homem de 60 anos continua internado em estado grave após ter se intoxicado ao consumir a planta conhecida como “falsa couve”, em Patrocínio, no Alto Paranaíba. De acordo com boletim médico divulgado nesta terça-feira (14/10) pela Prefeitura, o paciente permanece em coma induzido e precisa de ventilação mecânica, em decorrência de uma pneumonia.
Claviana Nunes da Silva, de 37 anos, que também havia ingerido a planta, não resistiu e morreu na segunda-feira (13/10), após seis dias de internação.
Outro idoso, de 64 anos, segue hospitalizado, mas apresenta quadro estável. Segundo o Executivo municipal, ele “respira espontaneamente, com cateter de oxigênio, e está na UTI para controle da pressão arterial, que permanece elevada”.
O caso aconteceu depois que quatro pessoas foram hospitalizadas com suspeita de intoxicação alimentar, ao consumirem a planta Nicotiana glauca, uma espécie tóxica conhecida como “falsa couve” ou “charuteira”. A confusão ocorreu durante uma confraternização familiar na zona rural do município, no último dia 8.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a família havia se mudado recentemente para o local e acreditou que a planta era couve por causa da aparência semelhante. O vegetal foi refogado e servido no almoço, e logo depois os participantes começaram a apresentar sintomas como mal-estar, dormência nas pernas, fraqueza, dificuldade para respirar e visão embaçada.
Comentários