Falso advogado vence 26 casos no QuĂȘnia antes de ser descoberto
gazetadevarginhasi
hĂĄ 46 minutos
2 min de leitura
fonte: estado de minas
Brian Mwenda Njagi, que chegou a ser considerado um advogado brilhante no QuĂȘnia apĂłs vencer 26 processos no Tribunal Superior, foi desmascarado em 2023 ao se descobrir que ele nunca teve formação jurĂdica. O caso, que envolve roubo de identidade e falsificação de documentos, ainda estĂĄ sendo julgado e expĂŽs graves falhas no sistema jurĂdico do paĂs.
De acordo com a Ordem dos Advogados do QuĂȘnia (LSK), Njagi se passou por um advogado legĂtimo de nome semelhante, Brian Mwenda Ntwiga, acessando e alterando os dados de sua conta no portal da entidade. Ele modificou o e-mail e inseriu sua prĂłpria foto, o que lhe permitiu solicitar licenças e atuar como se fosse um profissional habilitado. O esquema veio Ă tona quando o verdadeiro Ntwiga tentou acessar sua conta e percebeu o bloqueio e as informaçÔes adulteradas.
A LSK classificou Njagi como âimpostorâ e âcriminosoâ, afirmando que ele nunca foi registrado como advogado e nĂŁo tinha autorização para exercer a profissĂŁo. O falso advogado foi preso apĂłs denĂșncias pĂșblicas e responde a seis acusaçÔes, incluindo falsificação, roubo de identidade e uso de certificados falsos, inclusive um suposto diploma da Universidade de Strathmore.
O caso dividiu o paĂs: enquanto autoridades o consideram uma ameaça Ă Justiça, figuras pĂșblicas, como o ex-governador de NairĂłbi, Mike Sonko, e o lĂder sindical Francis Atwoli, o chamaram de âmente brilhanteâ e âherĂłiâ por revelar as falhas do sistema jurĂdico queniano.