Farmácias são alvo de operação por fraude em medicamentos do Programa Farmácia Popular
gazetadevarginhasi
21 de ago.
1 min de leitura
Divulgação PF
PF e CGU investigam fraudes no Programa Farmácia Popular em Minas Gerais.
A Polícia Federal (PF), em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus), deflagrou, na quarta-feira (20/8), a Operação Estoque Controlado, que apura desvios de recursos do Programa Farmácia Popular.
Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão no município de Santa Margarida, na Zona da Mata mineira. As ordens judiciais foram expedidas pela Vara Federal com Juizado Especial Federal Adjunto de Manhuaçu.
As investigações tiveram início a partir de auditorias da CGU, que identificaram indícios de fraudes na dispensação de medicamentos. Segundo o levantamento, farmácias registravam a entrega de remédios à população sem possuir o estoque necessário, prática que permitia o recebimento indevido de valores repassados pelo programa, gerando prejuízo aos cofres públicos.
A operação busca reunir novas provas para reforçar os elementos já apurados e aprofundar a responsabilização dos envolvidos. Caso comprovadas as irregularidades, os investigados poderão responder por estelionato qualificado.
Comentários