Financiamento de veículos cresce 5,4% em Minas, com destaque para alta nas motos
gazetadevarginhasi
11 de out.
2 min de leitura
Reprodução
Apesar do cenário econômico desafiador e das taxas de juros ainda elevadas, o mercado de financiamento de veículos segue em crescimento constante em Minas Gerais. Dados divulgados pela B3, a bolsa de valores que também opera o sistema de registro de financiamentos, mostram que o volume de veículos financiados no estado cresceu 5,4% em setembro deste ano em comparação ao mesmo período de 2024.
O destaque no período foi o segmento de motos, que apresentou um expressivo aumento de 25,3% na procura por crédito.
Na comparação com agosto de 2025, o avanço geral do mercado foi de 5,5%, enquanto os financiamentos de motocicletas cresceram 7,8%. Somando os segmentos de motos e veículos seminovos, Minas Gerais já contabiliza três anos consecutivos de crescimento no crédito automotivo.
Até setembro, foram 471.879 veículos financiados no estado, sendo aproximadamente 336 mil usados e 135 mil zero quilômetro. Minas Gerais representa hoje 10% de todo o mercado nacional de financiamentos de veículos, que acumula 5,3 milhões de unidades financiadas e movimenta uma carteira de crédito de R$ 500 bilhões junto às instituições financeiras.
Além das motocicletas, os veículos leves também apresentaram desempenho positivo, com alta de 1,1% na comparação anual e de 3,3% em relação a agosto. Já o segmento de veículos pesados mostrou queda de 8% em relação a setembro de 2024, mas registrou alta de 7,8% frente ao mês anterior.
Segundo Daniel Takatohi, superintendente de produtos de financiamentos da B3, o desempenho de Minas segue a mesma linha do observado em outras regiões do país. Para ele, o crescimento acontece mesmo com as incertezas econômicas porque há maior segurança na concessão de crédito, graças ao fortalecimento dos mecanismos de prevenção a fraudes adotados pelas instituições financeiras. “Apesar das incertezas econômicas e juros elevados, o mercado de financiamento de veículos mantém um crescimento consistente”, afirma.
Takatohi avalia ainda que o avanço no financiamento de motos reflete uma mudança de hábito da população, especialmente em cidades do interior, onde esse tipo de veículo tem sido cada vez mais procurado.
Em centros urbanos, a tendência também se fortalece com a busca por meios de transporte mais compactos, econômicos e individualizados.
Comentários