Fiscalização apreende mais de 13 mil fogos com estampido às vésperas do Réveillon em Poços de Caldas
30 de dez. de 2025
1 min de leitura
fonte: diario independente
Às vésperas do Réveillon, uma operação de fiscalização retirou de circulação 13.408 fogos de artifício com estampido em Poços de Caldas, no Sul de Minas. Os produtos, proibidos por lei municipal devido aos riscos à segurança e aos impactos à saúde, foram apreendidos nesta terça-feira (30) durante uma ação conjunta do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), do Procon Municipal e da Polícia Militar (PMMG).
A fiscalização percorreu diversos pontos de venda no município e identificou um estabelecimento que comercializava fogos em desacordo com a legislação vigente. No local, os Bombeiros constataram irregularidades relacionadas às normas de segurança contra incêndio e pânico, o que resultou em autuação. O Procon também determinou a imediata interdição da venda dos produtos proibidos.
De acordo com a legislação municipal, é permitida apenas a comercialização e o uso de fogos de artifício com efeito exclusivamente luminoso e sem estampido. A restrição tem como objetivo reduzir acidentes, prevenir incêndios e minimizar os impactos negativos causados pelo barulho, especialmente para idosos, crianças, pessoas com deficiência e animais.
Os órgãos envolvidos informaram que as fiscalizações devem continuar nos próximos dias, com atenção redobrada durante o período de festas de fim de ano. A orientação à população é para que não compre nem utilize fogos com estampido, mesmo em comemorações particulares.
Denúncias sobre a venda ou soltura irregular de fogos de artifício podem ser feitas pelo site oficial da Prefeitura de Poços de Caldas, inclusive de forma anônima.
Comentários