top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Fraude em sistemas do Judiciário leva a operação interestadual da PCMG

  • gazetadevarginhasi
  • há 2 horas
  • 2 min de leitura
Fraude em sistemas do Judiciário leva a operação interestadual da PCMG
Divulgação
Inteligência do TJMG desencadeia operação contra fraudes judiciais em Goiás e no DF.

Um trabalho de inteligência conduzido pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em conjunto com o Núcleo de Inteligência e Segurança (NIS) de Santa Catarina, resultou na deflagração da Operação Firewall, realizada pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) nesta quinta-feira (5/2), em Goiás e no Distrito Federal.

A ação conta ainda com o suporte técnico da Divisão de Segurança da Informação (DISI), vinculada ao Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTI) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O objetivo da operação é combater fraudes interestaduais praticadas em sistemas controlados pelo CNJ e pelo Poder Judiciário mineiro.

Segundo as investigações, os crimes envolveram a inserção de dados falsos em mandados de prisão registrados no Banco Nacional de Mandados de Prisões (BNMP), além de adulterações em processos judiciais digitais. A apuração de inteligência revelou ainda que o mesmo alvo investigado em Minas Gerais teria tentado fraudar sistemas judiciais utilizando credenciais de uma servidora de Goiás.

Entre as tentativas de fraude, constou a emissão de mandados de prisão falsos em nome de autoridades, incluindo o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro e vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

Ao todo, estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em municípios de Goiás e no Distrito Federal. A operação conta com apoio operacional da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), da Polícia Civil de Goiás (PCGO) e do Núcleo de Inteligência e Segurança do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO).

Os mandados judiciais foram expedidos pelo juiz das garantias da Comarca de Peçanha, Otávio Scaloppe Nevony. As investigações seguem em andamento para aprofundar a apuração dos fatos e identificar possíveis outros envolvidos no esquema.
Fonte: TJMG

Gazeta de Varginha

bottom of page