top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Frio intenso coloca cidades mineiras entre as mais geladas do Brasil

  • gazetadevarginhasi
  • 8 de jun.
  • 2 min de leitura
Frio intenso coloca cidades mineiras entre as mais geladas do Brasil
Divulgação
Monte Verde e Maria da Fé estão entre as cidades mais frias do Brasil, segundo Inmet.

Minas Gerais voltou a se destacar entre os locais mais gelados do Brasil. Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o distrito de Monte Verde, em Camanducaia, registrou a menor temperatura do país nesta semana: 7,1 °C. Já Maria da Fé, também no Sul de Minas, apareceu na quarta posição, com mínima de 9,4 °C.

As informações foram coletadas por estações meteorológicas automáticas do Inmet e refletem os efeitos de uma massa de ar frio que atinge principalmente as regiões Sudeste e Sul do país. A previsão é de que o fenômeno mantenha as temperaturas baixas, sobretudo durante as madrugadas, ao longo da semana.

O ranking das menores temperaturas foi completado por Campos do Jordão (SP), com 8,0 °C; General Carneiro (PR), com 8,5 °C; e São Mateus do Sul (PR), que registrou 9,7 °C.

Monte Verde e Maria da Fé são presenças frequentes entre as localidades mais frias do país, principalmente no outono e inverno. Situadas na Serra da Mantiqueira, ambas possuem altitudes elevadas e clima típico de regiões montanhosas, o que favorece a ocorrência de temperaturas mais baixas.

Além dessas duas cidades, outros municípios mineiros como Caldas, Passa Quatro, São Lourenço, Bambuí e São João del-Rei também costumam aparecer entre os mais frios, especialmente durante frentes frias e massas polares. Em junho de 2025, por exemplo, o estado concentrou três das quatro menores temperaturas do país, incluindo Passa Quatro. Já em junho de 2024, Minas chegou a ter as três cidades mais frias do Brasil, com uma delas registrando apenas 3,5 °C.

As variações de temperatura são comuns em Minas Gerais, especialmente em áreas de maior altitude e relevo acidentado, como o Parque Nacional do Caparaó e o Campo das Vertentes.
Fonte: Inmet

Comments


Gazeta de Varginha

bottom of page