top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Fórum de Cidades Inteligentes reúne mais de 40 municípios em Varginha

  • gazetadevarginhasi
  • 14 de jul.
  • 2 min de leitura

Fórum de Cidades Inteligentes reúne mais de 40 municípios em Varginha
Divulgação
Varginha sedia Fórum de Cidades Inteligentes e Prefeito Leonardo Ciacci é homenageado como “Prefeito Inovador 2025”.

Varginha sediou, nesta quinta-feira (10), o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes do Sul de Minas, evento que reuniu representantes de mais de 40 municípios da região. Promovido pela Rede Cidade Digital (RCD), em parceria com a Prefeitura de Varginha e apoio da AMM, AMBASP e CIMBASP, o encontro teve como objetivo fomentar o uso de tecnologias inovadoras na gestão pública municipal.

A abertura contou com a presença do prefeito de Varginha, Leonardo Ciacci, que foi homenageado com o título de “Prefeito Inovador 2025”, em reconhecimento às ações estratégicas para a modernização da cidade. Também estiveram presentes o vice-prefeito Antônio Silva, secretários municipais, o vereador Dudu Ottoni, o ex-prefeito Vérdi Lúcio Melo e o diretor da RCD, José Marinho.

Durante o evento, gestores públicos e especialistas compartilharam experiências e soluções voltadas ao uso da tecnologia para transformar a administração municipal e promover o desenvolvimento regional. Um dos destaques foi a fala do prefeito de Boa Esperança, Aroldo Medeiros, sobre o papel do turismo no crescimento econômico.

O diretor da RCD, José Marinho, ressaltou a importância do fórum como espaço de troca de conhecimento e fortalecimento das administrações locais. “Mostramos como os municípios estão investindo em tecnologia para melhorar a qualidade de vida da população. O evento contribui com ideias que norteiam políticas públicas mais eficientes”, afirmou.

Entre os temas debatidos, esteve a construção de planos diretores inteligentes, com foco em soluções técnicas e jurídicas para maior eficiência urbana. Bráulio Fonseca, do Conselho Fiscal e Científico do IGTECH, reforçou a importância de ferramentas modernas de análise territorial e segurança jurídica nos projetos municipais.

Empresas especializadas também marcaram presença com palestras técnicas. A Diretriz apresentou inovações para a gestão pública com Jéssica Costa e Ronaldo Montuani. Anderson Veronezi, da Fortinet, abordou os desafios da cibersegurança. Renato Mafra, da Techdengue, falou sobre estratégias inteligentes no combate às arboviroses. Rafael Caldonazo, da Ono Tecnologia, tratou do monitoramento urbano e rastreamento veicular. Já Álvaro Vital de Oliveira, da PRINTEC, destacou soluções digitais integradas para o ambiente corporativo.

O evento também contou com estandes do Portal de Compras Públicas, Sisponto e PRO SOLO, com soluções integradas para a modernização dos serviços públicos.
Durante o fórum, foi apresentado o Totem do “Conecta Varginha”, aplicativo da Secretaria de Saúde que aproxima os serviços da população, com previsão de expansão para outras unidades como UPA e Hospital Bom Pastor. “É uma solução que traz comodidade, evita filas e melhora a vida da população e dos profissionais de saúde”, destacou o prefeito Leonardo Ciacci.

Ciacci também agradeceu às secretarias municipais envolvidas e enfatizou a importância da tecnologia na gestão: “Não há mais espaço para o amadorismo. A tecnologia é essencial para agilidade nas políticas públicas e melhoria do atendimento ao cidadão”.

O vice-prefeito Antônio Silva destacou que o próximo passo é incorporar a Inteligência Artificial na gestão: “Varginha está preparada para esse novo salto”. Já o vereador Dudu Ottoni afirmou que o município se consolida como referência em cidades inteligentes: “O fórum reforça esse caminho de modernização que Varginha vem trilhando”.
Fonte: PMV

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page