top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

GCM de Poços de Caldas recebe 15 pistolas calibre .380 doadas por Paulínia e avança no processo para atuação armada no município

  • gazetadevarginhasi
  • 14 de jan.
  • 2 min de leitura

Reprodução
Reprodução
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Poços de Caldas (MG) recebeu, na manhã desta última segunda-feira (12), um novo reforço para sua estrutura operacional com a chegada de 15 pistolas calibre .380. O armamento, que passará a integrar oficialmente o equipamento da corporação, foi doado pela Guarda Civil Municipal de Paulínia, no interior do Estado de São Paulo.
A doação representa mais um passo no processo de preparação para que os agentes da GCM de Poços de Caldas passem a atuar armados no município. A possibilidade de trabalho armado foi viabilizada após uma mudança na legislação, ocorrida em setembro de 2023, que permitiu às guardas municipais avançarem nesse modelo de atuação, desde que cumpridas as exigências legais.
Desde a alteração na legislação, 33 guardas municipais do município passaram por um processo de treinamento e qualificação. Após a conclusão dessa etapa, os agentes já possuem o porte de arma, requisito essencial para a futura atuação armada da corporação.
Apesar do avanço, o início efetivo do trabalho armado ainda depende do cumprimento de exigências adicionais. Entre elas está a conclusão, ainda neste ano, do Estágio de Qualificação Profissional (EQP), curso obrigatório realizado anualmente. Além disso, o município também precisa providenciar a aquisição das munições que serão utilizadas nas pistolas recém-recebidas pela guarda.
Segundo o secretário municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Rafael Tadeu Conde Maria, a chegada do armamento representa uma grande evolução para a atuação da Guarda Civil Municipal em Poços de Caldas. De acordo com ele, o uso das pistolas permitirá que os guardas atuem em ocorrências de maior vulto e de maior complexidade, ampliando as possibilidades de atendimento da corporação.
“O armamento é indispensável para a segurança do próprio guarda e também das pessoas a quem ele está atendendo. Ele permite que os agentes atendam situações mais complexas. A chegada dessas armas, já no início de 2026, com os guardas possuindo o porte de arma, vai permitir que cada vez mais eles ampliem suas contribuições na segurança pública”, afirmou o secretário.
Além das 15 pistolas doadas pela Guarda Civil Municipal de Paulínia, a Prefeitura de Poços de Caldas informou que já iniciou o processo para ampliar o arsenal da corporação. Conforme explicou o secretário, o município aderiu a uma ata de registro de preços para a aquisição de novos armamentos.
Ainda segundo Rafael Tadeu Conde Maria, a previsão é de compra de 100 pistolas, já considerando a contratação de novos guardas municipais para o ano de 2026. No momento, o processo encontra-se na fase de importação das pistolas, etapa necessária para a conclusão da aquisição.
Fonte: G1

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page