top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

"Gole Seguro": Copo Criado no Inatel Muda de Cor e Revela Metanol ou Drogas na Bebida

  • gazetadevarginhasi
  • há 12 horas
  • 2 min de leitura

Reprodução
Reprodução
Um copo inovador chamado "Safe Sip" (gole seguro) foi desenvolvido por Rayana Fernanda dos Santos Silva, aluna de engenharia biomédica do Inatel, em Minas Gerais, com o objetivo de indicar a possível adulteração de bebidas e apontar a presença de metanol ou drogas dopantes.
Este copo é notavelmente ecológico, feito de plástico biodegradável. Seu funcionamento se baseia em uma reação química visual muito rápida, que não interfere no sabor, cheiro ou aparência da bebida, garantindo uso seguro e discreto.
O coração do "Safe Sip" é uma fita gelatinosa feita com antocianinas, pigmentos naturais extraídos de vegetais.
Em apenas 15 segundos, a fita reativa, originalmente roxa, muda de cor.
A mudança de cor é o indicativo da contaminação, funcionando pela variação de pH causada pelas substâncias adulterantes.
Se a cor mudar para amarelo neon, indica a presença de metanol. Se mudar para rosa, aponta a presença de drogas dopantes (como GHB, cetamina e benzodiazepínicos), frequentemente usadas em golpes como o "Boa Noite, Cinderela".
A pesquisa buscou especificamente criar uma fita que reagisse apenas a uma faixa muito específica de substâncias perigosas, como as usadas em golpes e o metanol, não alterando a cor em contato com bebidas comuns como café ou energéticos.
Embora a tecnologia funcione em bebidas geladas ou em temperatura ambiente, ela ainda não foi testada em bebidas quentes.
O projeto, que levou dois anos, recebeu destaque na Feira Tecnológica do Inatel e, com a adaptação para detectar metanol feita pela startup da estudante, a Green Byte Solution, ganhou ainda mais relevância frente ao aumento de casos de intoxicação no Brasil.
O próximo e crucial passo é a patente do estudo e a realização de testes em campo para garantir a eficácia em cenários reais.
A expectativa é que o "Safe Sip" chegue em breve ao mercado, oferecendo uma solução sustentável, acessível e rápida para proteger os consumidores.
Fonte: G1

Gazeta de Varginha

bottom of page