Governo de Minas alerta sobre golpes do IPVA 2026 e reforça força-tarefa de prevenção
gazetadevarginhasi
há 2 horas
2 min de leitura
Divulgação
O Governo de Minas lançou, nesta quarta-feira (28/1), o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2026, com vencimento inicial marcado para 9 de fevereiro. Para proteger os contribuintes contra fraudes, a Ouvidoria-Geral do Estado (OGE-MG) e o Detran-MG se juntaram à força-tarefa que já contava com a Secretaria de Estado de Fazenda (SEF-MG), Polícia Civil (PCMG) e Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).
O objetivo da operação é divulgar dicas de prevenção, remover rapidamente sites falsos e investigar crimes digitais. Em 2025, foram registradas 2,6 mil denúncias de golpes envolvendo o imposto, de acordo com a SEF-MG.
O subsecretário da Receita Estadual, Osvaldo Scavazza, explicou que os golpes consistem em fazer o contribuinte pagar o imposto a golpistas via Pix. "Para fisgar a vítima, os criminosos criam sites que simulam páginas oficiais ou enviam links por aplicativos de mensagens e redes sociais. Oferecem descontos muito acima dos 3% concedidos pela SEF-MG", alertou.
Ele ressaltou que, apesar da vigilância da força-tarefa, o cuidado do cidadão é a melhor defesa. As recomendações incluem pagar apenas pelo site oficial da SEF-MG (fazenda.mg.gov.br) ou pelo aplicativo MGApp, e conferir se o Pix tem como beneficiado "ESTADO DE MINAS GERAIS", CNPJ 18.715.615/0001-60, em Itaú Unibanco ou Santander.
A promotora Janaína Dauro, do MPMG, destacou que esses golpes prejudicam recursos essenciais às políticas públicas e podem ter ligação com organizações criminosas. O promotor André Salles, do Gaeciber, explicou que a maioria dos crimes não envolve hackeamento, mas manipulação do usuário. "A regra de ouro é, na dúvida, desconfiar e não clicar em links suspeitos", afirmou.
O delegado Arthur Martins reforçou a necessidade de registrar boletim de ocorrência para que a Polícia Civil possa investigar os casos, enquanto o diretor-geral do Detran-MG, Rone Barbosa, explicou que consultas ao site do Detran-MG são importantes, mas o pagamento deve ser feito via SEF-MG.
O ouvidor Diogo de Vasconcelos orientou que denúncias podem ser feitas pelo site www.ouvidoriageral.mg.gov.br, WhatsApp (31) 3915-2022, MGApp ou Disque-Ouvidoria 162. Ele alertou sobre sites falsos, como "gov-detran-minasgerais.com", e nomes enganosos de beneficiados.
Comentários