top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Governo de Minas apresenta campanha “Inverno em Minas” na Feira Nacional de Destinos Turísticos de Inverno em Monte Verde

  • gazetadevarginhasi
  • há 59 minutos
  • 2 min de leitura
Governo de Minas apresenta campanha “Inverno em Minas” na Feira Nacional de Destinos Turísticos de Inverno em Monte Verde
Divulgação
O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), apresentou nesta terça-feira (25/11), durante o segundo dia da Feira Nacional de Destinos Turísticos de Inverno, em Monte Verde (Camanducaia), a campanha Inverno em Minas. A palestra foi conduzida por Gabriel Braz, técnico da Secult-MG, na Sala Sebrae, um dos principais espaços do evento.

Lançada em 2024, a campanha posiciona Minas Gerais como destino referência nacional para o turismo de inverno, valorizando experiências que combinam gastronomia, montanhas, cultura, acolhimento e atividades ao ar livre. Para 2025, três territórios ganharam destaque: Cordilheira do Espinhaço, Mantiqueira de Minas — onde está localizado Monte Verde — e Caparaó Mineiro.

A feira, realizada em parceria entre Secult-MG, Prefeitura de Camanducaia e Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região (Move), reúne destinos turísticos de clima frio de todo o país, gestores públicos, profissionais do trade, empresários e especialistas. A expectativa é receber cerca de 1.500 participantes ao longo dos três dias de atividades. Paralelamente, ocorre também o 3º Seminário Move de Desenvolvimento Sustentável do Turismo de Camanducaia.

Inovação e combate à sazonalidade
Na abertura do evento, uma mensagem em vídeo do ex-secretário de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, desejou sucesso à feira, idealizada ainda em sua gestão.
A secretária-adjunta de Estado de Cultura e Turismo, Josiane de Souza, ministrou uma palestra sobre os desafios da sazonalidade no turismo e defendeu estratégias como diversificação de produtos turísticos, calendário anual de eventos, segmentação de mercado, integração regional e qualificação profissional. Ela citou destinos internacionais bem-sucedidos, como Tirol (Áustria), Québec (Canadá) e Hokkaido (Japão).

A gestora também destacou investimentos inéditos: pela primeira vez, a Fecitur destinará recursos — em parceria com a Codemge — para as 48 Instâncias de Governança Regionais (IGRs), com aporte de R$ 100 mil para cada uma. Josiane lembrou ainda programas como ICMS Turismo e ICMS Patrimônio Cultural, que juntos representam quase R$ 280 milhões anuais em políticas continuadas.

Gastronomia mineira em destaque
O estande gastronômico da feira foi aberto nesta terça-feira com a Mesa Mineira, realizada em parceria com o Instituto Mundu, oferecendo degustações de quitandas, doces e produtos típicos de várias regiões do estado.

A programação culinária inclui apresentações no fogão à lenha com chefs convidadas:
  • Jéssica Tamara Sales (Casa Branca, Brumadinho) — preparou ragu de rabada com salada de agrião e angu à mineira.
  • Sônia Kohen, do premiado Villa Donna Bistrô, de Monte Verde — vai apresentar polenta com ragu de linguiça e risoto com fraldinha confit.
  • Cleide Maria da Cruz, do tradicional Café da Cleide (Casa Branca), ofereceu sua famosa broa de milho com queijo Minas e bolos como o Encantado, de mexerica. Seu café integra a Rota do Capitão Senra, importante percurso de mototurismo.

Palestras do dia
Entre os destaques da programação desta terça (25/11) estão:
  • “Destinos Inteligentes: Planejamento Urbano para o Turismo Saudável”, com Márcio Luiz Oppitz Ribas (M.R. Arquitetura e Paisagens);
  • “Como os Parques de Diversão, Natureza e Entretenimento Podem Combater a Sazonalidade nos Destinos Turísticos”, com Márcio Clare Carvalho (CEO – Terra dos Dinos);
  • “Gestão Sustentável de Atrativos Turísticos”, com Ronaldo Paes, diretor da Move.
    Fonte: AgMinas

Gazeta de Varginha

bottom of page