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Governo de Minas eleva para R$ 800 milhões os investimentos em manutenção de rodovias em 2025

  • gazetadevarginhasi
  • há 35 minutos
  • 2 min de leitura
Governo de Minas eleva para R$ 800 milhões os investimentos em manutenção de rodovias em 2025
Divulgação
Aumento de 50% no orçamento reforça ações de segurança viária e recuperação da malha estadual.

O Governo de Minas Gerais vai fechar 2025 com mais de R$ 800 milhões investidos em manutenção e conservação das rodovias estaduais — um aumento de cerca de 50% em relação ao ano anterior, quando o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG) aplicou R$ 535 milhões.

Segundo o órgão, o reforço orçamentário tem como objetivo melhorar as condições de tráfego, ampliar a segurança e reduzir gastos com intervenções emergenciais. As ações se estendem por aproximadamente 25 mil quilômetros de rodovias, pavimentadas e não pavimentadas.

Obras em andamento e prioridade na segurança
As frentes de trabalho incluem tapa-buracos, recuperação de pavimento, poda de vegetação, limpeza e desobstrução de drenagens, revitalização da sinalização e eliminação de pontos críticos.

O diretor-geral do DER-MG, Matheus Novais, afirma que o estado vive um novo momento na infraestrutura viária:
“Não é apenas tapa-buracos: é investimento em prevenção e segurança. O resultado será um tráfego mais fluido, menos acidentes e redução no custo logístico para quem movimenta a economia mineira.”

Atualmente, a malha rodoviária administrada pelo DER-MG apresenta apenas um ponto com interrupção total, além de oito trechos operando por variantes — três deles com obras em execução e cinco em processo de licitação. O órgão mantém monitoramento em tempo real por meio do seu site oficial.

Regiões contempladas
As obras estão distribuídas por todas as 40 regionais do DER-MG, que atuarão em regime de plantão durante o período chuvoso para garantir respostas rápidas a ocorrências.

Entre as intervenções em andamento destacam-se:
Zona da Mata
  • MG-457 (Santa Rita de Jacutinga – Bom Jardim de Minas): escavações em rocha, muro em gabião e novo sistema de drenagem no km 33 — demanda aguardada há mais de uma década.
  • MG-111 (Carangola – Tombos): recuperação de 25 km de pista.
Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba
Obras em rodovias estratégicas para o agronegócio mineiro, incluindo:
  • LMG-730
  • LMG-738
  • LMG-745
  • LMG-746

Trechos essenciais para escoamento da produção e acesso a serviços.
Região Central
  • MG-259 (Curvelo – Felixlândia): 43,1 km já receberam novo pavimento e sinalização.
Sul de Minas
  • MG-450 (Guaxupé – divisa com SP): serviços de manutenção contínua.
Vale do Mucuri
  • MG-217 (Poté – BR-116): conservação permanente.

Planejamento e prontidão
O DER-MG afirma que os novos contratos ampliam a capacidade de manutenção da malha, incluindo revitalização de pavimento, recuperação de aterros, manutenção preventiva e ações emergenciais.

“Nosso foco é avançar na recuperação da malha rodoviária e garantir mais conforto e segurança aos mineiros”, reforça Matheus Novais.
Fonte: DERMG

Gazeta de Varginha

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