Governo do Brasil lança campanha para vacinar crianças e adolescentes de até 15 anos
Elisa Ribeiro
2 de out.
2 min de leitura
divulgacao
O Governo do Brasil lançou nesta quarta-feira (1º) a Campanha Nacional de Multivacinação destinada a crianças e adolescentes de até 15 anos. Mais de 6,8 milhões de doses foram enviadas para os estados e municípios, que realizarão as ações entre 6 e 31 de outubro. O Dia D de mobilização será em 18 de outubro, quando os postos de saúde funcionarão em horário ampliado para atender as famílias.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ressaltou que a vacinação acontece diariamente nas Unidades Básicas de Saúde, mas o Dia D será “uma oportunidade estratégica para mobilizarmos, juntamente com estados e municípios, as localidades com maior concentração de crianças, garantindo que todas sejam protegidas durante o Dia D”.
O Ministério da Saúde investiu R$ 150 milhões para apoiar estados e municípios, com base em estratégias de microplanejamento que identificam áreas de risco e regiões com baixa adesão à vacinação. A campanha reforça a importância de manter a cobertura vacinal elevada, evitando a reintrodução de doenças como poliomielite e sarampo.
Tecnologia e acompanhamentoA mobilização também contará com alertas pelo aplicativo Meu SUS Digital, que deve alcançar até 40 milhões de pessoas. Pais e responsáveis podem acompanhar a situação vacinal de crianças e adolescentes pela Caderneta Digital de Saúde da Criança, com previsão de doses, alertas e atualizações em tempo real.
Vacinas disponíveisTodas as vacinas do Calendário Nacional 2025 estarão disponíveis, incluindo contra poliomielite, covid-19, HPV, sarampo e febre amarela. O reforço contra o sarampo será uma das prioridades, em razão do aumento de casos na América do Norte, que concentra 99% dos registros no continente. Até setembro de 2025, o Brasil confirmou 31 casos importados da doença.
Também haverá foco na vacinação contra HPV para adolescentes e jovens de 15 a 19 anos. O país já registra avanços: em 2024, a cobertura chegou a 82% entre meninas de 9 a 14 anos e 67% entre meninos da mesma faixa etária. A vacina protege contra diversos tipos de câncer e verrugas genitais.
Nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná, será intensificada a imunização contra a febre amarela para pessoas entre 9 meses e 59 anos.
Avanços recentesDesde 2023, o Governo tem reforçado a recuperação das coberturas vacinais. Entre 2022 e 2024, a imunização contra a poliomielite cresceu 17%, a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) avançou 40% e a Penta registrou aumento de 17%. Apenas no caso do sarampo, a aplicação da primeira dose da tríplice viral passou de 80,7% (2022) para 95,7% (2024), enquanto a segunda dose subiu de 57,6% para 80,1% no mesmo período.
Comentários