Governo notifica Google para remover sites falsos do Concurso Unificado e fornecer dados dos golpistas
gazetadevarginhasi
21 de jul.
1 min de leitura
O governo brasileiro, por meio da Advocacia-Geral da União (AGU), notificou nesta sexta-feira (18) o Google para que retire do ar anúncios de sites falsos que simulam a página oficial do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) 2025.
Segundo a AGU, os sites fraudulentos aparecem como links patrocinados no topo dos resultados de busca, à frente da página legítima, e têm sido usados para aplicar golpes como cobrança indevida de taxas de inscrição e roubo de dados pessoais dos candidatos.
Além da remoção imediata dos anúncios, a AGU exige que o Google forneça os dados dos anunciantes suspeitos, para apuração de crimes como estelionato eletrônico, e que a empresa adote mecanismos para impedir a publicação de novos anúncios similares. O prazo para cumprimento da notificação é de 24 horas.
A big tech, procurada pelo SBT News, disse que não comentaria o caso.
O governo reforçou que as inscrições para o CPNU 2025 só podem ser feitas no site oficial ou no portal da banca organizadora, Fundação Getúlio Vargas (FGV), e alertou que o prazo para se inscrever termina no dia 20 de julho.
Comentários