Governo Trump revoga mais de 100 mil vistos e bate recorde histórico
gazetadevarginhasi
há 40 minutos
1 min de leitura
Divulgação
Governo Trump revoga mais de 100 mil vistos e atinge recorde histórico nos Estados Unidos.
O governo do presidente Donald Trump atingiu um recorde histórico ao revogar mais de 100 mil vistos desde o retorno do republicano à Casa Branca, em janeiro de 2025. A informação foi confirmada pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos nesta segunda-feira (12). O volume representa um aumento de 150% em relação ao total registrado ao longo de 2024.
A revogação em massa faz parte do eixo central da política migratória adotada pela atual administração, que tem como foco não apenas restringir novas entradas no país, mas também cancelar autorizações já concedidas a estrangeiros que estão em território norte-americano ou que possuíam viagens programadas.
Para intensificar o controle, o governo passou a utilizar o Continuous Vetting Center (Centro de Triagem Contínua), estrutura criada para monitorar, em tempo real, pessoas que possuem vistos ativos. Segundo o porta-voz adjunto do Departamento de Estado, Tommy Pigott, a prioridade tem sido o cancelamento de vistos de indivíduos que tiveram “encontros criminosos” com autoridades policiais.
Em publicação oficial na rede social X, o órgão informou: "O Departamento de Estado já revogou mais de 100 mil vistos, incluindo cerca de 8 mil vistos de estudante e 2.500 vistos especializados (como o H-1B) para indivíduos envolvidos em atividades criminosas".
Entre as causas apontadas para as revogações estão violações de trânsito, crimes violentos e patrimoniais, abuso das condições do visto e envolvimento em atividades políticas. Estudantes e pesquisadores ligados a protestos classificados pelo governo como “antissemitas” ou de apoio ao terrorismo também tiveram suas autorizações canceladas, perdendo o direito de permanência nos Estados Unidos.