Heineken inaugura megafábrica em Minas após investimento de R$ 2,5 bilhões
gazetadevarginhasi
há 2 dias
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Divulgação
Unidade em Passos é a primeira construída do zero no Brasil e reforça aposta no mercado de puro malte.
A Heineken inaugurou nesta quinta-feira (7) sua nova fábrica em Passos (MG), fruto de um investimento de R$ 2,5 bilhões. O complexo industrial é o primeiro construído integralmente do zero pela empresa no país e tem capacidade inicial para produzir 5 milhões de hectolitros de cerveja por ano — volume que poderá ser dobrado futuramente.
Segundo Mauricio Giamellaro, presidente-executivo da Heineken Brasil, o projeto reforça a estratégia da companhia de liderar o segmento de cervejas puro malte no país.
“Queremos a liderança no puro malte. Investimos em Passos porque precisamos ampliar nossa capacidade de produção”, afirmou o executivo.
A nova unidade, instalada em uma área equivalente a 140 campos de futebol, vai concentrar a produção das marcas Heineken e Amstel, as mais consumidas pelo público brasileiro.
“Uma fábrica com essa capacidade não é algo comum para a Heineken. O Brasil realmente é um mercado especial”, destacou Mauro Homem, vice-presidente de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos.
Nos últimos seis anos, os investimentos do grupo no Brasil somam R$ 6 bilhões.
“A prioridade da matriz é crescer com qualidade, sem sacrificar margem”, disse Giamellaro.
A operação em Passos começa em um momento estratégico para o setor: o período de festas de fim de ano e o Carnaval, quando o consumo de cerveja costuma disparar.
“Destravar nossa produtividade neste momento vai nos ajudar muito”, afirmou Homem.
Clima e perspectivas
Embora as condições climáticas tenham afetado as vendas de bebidas neste ano, Giamellaro acredita que o pior já passou.
“O clima foi a principal dificuldade do setor em 2025, mas não é mais uma preocupação. Impossível ser pior”, disse.
O executivo também se mostrou otimista com o futuro do mercado.
“O ano de 2026 será positivo para as cervejas, especialmente com a Copa do Mundo, que tradicionalmente impulsiona as vendas.”
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