Homenagem do MPMG valoriza trabalho humano em tempos de inteligencia artificial
- gazetadevarginhasi
- 15 de set. de 2025
- 2 min de leitura

MPMG homenageia personalidades que valorizam o trabalho humano e a sensibilidade diante da inteligencia artificial.
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) realizou, na última sexta-feira (12/09), a entrega da Medalha do Mérito do Ministério Público a 15 personalidades que se destacaram pelo trabalho em prol da cultura jurídica e pelo serviço à sociedade. A cerimônia ocorreu durante sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça, no Cine Theatro Brasil, em Belo Horizonte, e contou com discursos que ressaltaram a importância da afetividade e da dedicação humana frente aos avanços tecnológicos.
O procurador-geral de Justiça, Paulo de Tarso Morais Filho, enfatizou o papel do trabalho humano e a sensibilidade de cada agraciado. “É uma honra destacar essas pessoas notáveis. O vínculo que os une é o amor à família, ao trabalho e à sociedade. Esses talentos, ao serem compartilhados com generosidade, inspiram outros a trilhar caminhos de dedicação e entrega. Não há inteligencia artificial que substitua o amor que os move e se transforma em energia criadora”, afirmou.
O governador Romeu Zema, em seu discurso, destacou a atuação do MPMG na preservação do patrimônio histórico e na melhoria do serviço público em Minas Gerais, além de seu papel no combate ao crime organizado e nas reparações de desastres da mineração.
Em nome dos homenageados, o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior, recordou seu período como promotor de Justiça no início da década de 1990 e ressaltou os avanços que ampliaram o reconhecimento do MPMG junto à sociedade. “Com a Constituição Federal de 1988, nenhum órgão ou instituição nacional recebeu tantas atribuições e foi tão valorizado como o Ministério Público. A população passou a conhecer a importância desse órgão e o seu protagonismo na defesa da sociedade”, destacou.
Entre os agraciados estava o garçom aposentado do MPMG, José Marcolino da Silva, que expressou surpresa e gratidão pela homenagem. Sua neta, Raquel Rocha, também comentou sobre a dedicação e o carinho do avô, ressaltando o apreço de todos que trabalharam com ele.
A Medalha do Mérito do Ministério Público contempla três tipos de honrarias: o Grande Colar, destinado a chefes de Poderes que contribuíram para o desenvolvimento do país e para a justiça social; a Medalha de Honra Promotor de Justiça Francisco José Lins do Rêgo Santos, concedida a altas autoridades e personalidades; e a Comenda “Procurador de Justiça Joaquim Cabral Netto”, destinada a outras personalidades que prestaram relevantes serviços à sociedade.
Agraciados da cerimônia:
Grande Colar: desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior (TJMG) e ministro Edson Fachin (STF, honraria a ser entregue posteriormente).
Medalha de Honra Promotor de Justiça Francisco José Lins do Rêgo Santos: ministro Sérgio Luiz Kukina (STJ); ministra substituta Edilene Lôbo (TSE); procurador Georges Seigneur (CNPG/DF); secretário Marcelo Aro; deputado Doorgal Andrada; coronel Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan (Corpo de Bombeiros MG); advogado Wallace Alves dos Santos; ministra Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha (STM, entrega posterior).
Comenda “Procurador de Justiça Joaquim Cabral Netto”: Ana Paula Moreira Gurgel; Paulo Batista; Larissa Carvalho; José Marcolino da Silva; Márcia Regina de Assis Nogueira (entrega posterior).


.png)




Comentários