top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Hospital Bom Pastor marca história com primeira captação de órgãos para transplante

  • gazetadevarginhasi
  • há 3 horas
  • 2 min de leitura
Hospital Bom Pastor marca história com primeira captação de órgãos para transplante
Divulgação
Hospital Bom Pastor realiza primeira captação de córneas para transplante em Varginha.

Varginha registrou um marco importante na área da saúde. No último domingo, 18, o Hospital Bom Pastor (HBP) realizou a primeira captação de córneas para transplante. O material foi encaminhado para Belo Horizonte na segunda-feira, 19, e poderá beneficiar até quatro pacientes que aguardam na fila de espera.

O processo começou com o contato da psicóloga com a família do doador, que aceitou a doação de forma tranquila. Em seguida, a equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) explicou os procedimentos aos familiares.

Segundo a enfermeira Vânia Scalioni Pádua, líder do Pronto Atendimento do HBP e integrante da comissão, a captação de córneas pode ser realizada por enfermeiros capacitados, e o hospital já conta com quatro profissionais habilitados. Já órgãos como coração e rins precisam ser retirados por equipes médicas especializadas vindas da capital mineira.

“Chego a ficar arrepiada, pois todo o procedimento da captação das córneas correu com muita tranquilidade, desde a aceitação da família a quem agradecemos, o transporte e a chegada ao hospital na capital”, destacou Vânia.

A expectativa é de que esse primeiro procedimento incentive novas doações em Varginha. Atualmente, mais de 4 mil pessoas aguardam por córneas em Minas Gerais e cerca de 29 mil em todo o Brasil. A CIHDOTT tem intensificado ações de conscientização junto às famílias para ampliar o número de doadores.

O Hospital Bom Pastor recebeu, em fevereiro deste ano, a certificação da Central Estadual de Transplantes de Minas Gerais (CET-MG), autorizando a atuação da comissão intra-hospitalar.]

“Sem dúvida nos emocionamos e por vários motivos; pela competência do nosso quadro de funcionários do Hospital Bom Pastor, pela conquista do Certificado para fazer a captação dos órgãos e por vermos na prática esse avanço de Varginha na área de saúde”, declarou o prefeito Leonardo Ciacci.
Fonte: PMV

Gazeta de Varginha

bottom of page