IBGE revela dados sobre escolaridade de pessoas com autismo no Brasil
gazetadevarginhasi
26 de mai.
1 min de leitura
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dados importantes do Censo Demográfico 2022 que envolvem a população com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O levantamento mostra que existem cerca de 2,4 milhões de brasileiros diagnosticados com TEA, o que representa 1,2% da população nacional.
Uma das revelações foi a taxa de escolarização de pessoas com autismo com mais de seis anos, que chega a 36,9%, número superior ao da população geral, que é de 24,3%. Apesar desse dado positivo, os índices referentes ao nível de instrução ainda preocupam. Entre os autistas com 25 anos ou mais, 46,1% têm ensino fundamental incompleto ou nenhuma escolaridade — número significativamente maior do que os 35,2% observados na população em geral.
Quando se trata do ensino superior completo, apenas 15,7% dos autistas nessa faixa etária atingiram esse nível, contra 18,4% da média nacional. Os índices de conclusão do ensino médio e fundamental também ficam abaixo da média: 25,4% concluíram o ensino médio (frente a 32,3% da população geral) e 12,9% terminaram o fundamental (comparado a 14%).
O Censo 2022 ainda aponta que 14,4 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência, número que representa 7,3% da população com dois anos ou mais.
Comentários