top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Imagens aéreas ajudam Epamig a mapear saúde de lavouras no estado

  • gazetadevarginhasi
  • há 2 dias
  • 1 min de leitura
Imagens aéreas ajudam Epamig a mapear saúde de lavouras no estado
Divulgação
Epamig utiliza Vants para monitorar culturas de café, milho, soja e feijão.

Pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) têm empregado tecnologias como sensoriamento remoto e agricultura de precisão para monitorar a saúde de lavouras de café e grãos. As imagens captadas por Vants (Veículos Aéreos Não Tripulados) são utilizadas para avaliar o estado fisiológico das plantas.

No mês de abril, os pesquisadores Marley Lamounier Machado e Vânia Aparecida Silva representaram a Epamig no 21º Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, em Salvador (BA), promovido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), onde apresentaram os avanços de dois projetos.

O primeiro, intitulado “Avaliação de índices de vegetação por imagens de Vant para a estimativa da produtividade do café”, visa identificar os melhores índices para prever a produtividade do café arábica com base em dados obtidos na estação seca e na úmida. O estudo integra o projeto “Monitoramento espectral para estimativa das condições hídricas de áreas cafeeiras”, coordenado por Margarete Volpato.

A pesquisa, iniciada em 2020, conta com apoio de Embrapa Café, Consórcio Pesquisa Café, INCT Café, Fapemig, CNPq e Capes.

Já o segundo trabalho, vinculado ao projeto “Desenvolvimento de novas cultivares e tecnologias inovadoras para a produção sustentável de grãos em Minas Gerais”, avalia imagens para identificar sinais de estresse em culturas de milho, soja e feijão. A meta é desenvolver modelos de monitoramento com precisão científica.

O projeto é liderado por Aurinelza Condé e tem a participação de diversos pesquisadores da Epamig e da Universidade Federal de Itajubá.
Fonte: Agencia Minas

Comments


Gazeta de Varginha

bottom of page