Imagens inéditas revelam assalto a caminhão que terminou em tragédia com seis mortos no Paraná
gazetadevarginhasi
há 44 minutos
2 min de leitura
fonte: itatiaia
Imagens inéditas obtidas pelo programa Fantástico mostram detalhes do assalto a um caminhão que terminou em uma tragédia na BR-116 (Régis Bittencourt), em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, no Paraná. A ação criminosa ocorreu durante a madrugada, sob chuva, e resultou na morte de seis pessoas.
De acordo com a polícia, o caminhão seguia em comboio com outros dois veículos quando foi abordado por criminosos que utilizavam um carro roubado cerca de uma hora antes. As imagens mostram o momento em que um dos assaltantes, usando touca, desce do veículo e vai diretamente até a cabine do caminhão, rendendo o motorista armado.
O caminhoneiro transportava uma carga de queijos com destino a São Paulo e relatou que foi surpreendido assim que os criminosos se aproximaram. Segundo ele, caminhões com carga refrigerada são alvos frequentes por transportarem produtos de alto valor.
Os motoristas que seguiam no comboio perceberam a movimentação suspeita e chegaram a pensar que o colega estivesse cansado ou sonolento. Após repetidas manobras estranhas, eles alertaram a central de monitoramento.
Imagens internas da cabine mostram o motorista rendido, com as mãos para o alto, por volta das 3h24. Um dos criminosos assume o volante, enquanto a central identifica a mudança de rota e entra em contato com o condutor. Sob ameaça, o caminhoneiro foi obrigado a afirmar, durante a ligação, que estava tudo normal.
Pouco depois, o sistema de segurança foi acionado e bloqueou o caminhão, cortando o fornecimento de diesel. O bloqueio ocorreu em um trecho de subida, impedindo o avanço do veículo. O motorista foi então liberado sob ameaça de morte, enquanto os criminosos permaneceram na carreta tentando destravar o sistema e acessar a carga.
Nesse momento, a situação saiu do controle. As imagens mostram que parte da iluminação do caminhão se apagou e a carreta começou a descer de ré, sem controle, em um trecho de curva. Uma van com 21 pessoas, que retornavam de um culto religioso em São Paulo, foi atingida. Seis ocupantes morreram no local.
Uma das sobreviventes relatou que perdeu o pai, de 93 anos, e uma amiga, de 41. Ela contou que se lembra apenas do barulho do caminhão se aproximando antes da colisão.
No dia seguinte ao acidente, três suspeitos foram presos. Segundo o delegado André Gustavo Fields, os investigados podem responder por latrocínio, já que a conduta assumiu risco evidente de provocar mortes, ao deixar um caminhão desgovernado, de madrugada e sob chuva.
As defesas de dois dos presos afirmaram que seus clientes só irão se manifestar durante o processo ou negaram envolvimento no crime. O terceiro suspeito não foi localizado até a publicação da reportagem.