Iniciar anticoagulantes até 4 dias após AVC reduz risco de novo derrame, diz estudo
gazetadevarginhasi
há 8 horas
1 min de leitura
Um estudo publicado na revista The Lancet concluiu que iniciar o uso de anticoagulantes até quatro dias após um acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico pode reduzir significativamente a chance de um novo episódio, sem aumentar o risco de hemorragia cerebral — uma das maiores preocupações com esse tipo de medicamento.
A pesquisa, liderada pela Universidade do Texas, analisou os dados de mais de 5.400 pessoas que tiveram AVC isquêmico causado por fibrilação atrial, um tipo de arritmia cardíaca. Os resultados mostram que iniciar anticoagulantes orais diretos (DOACs) precocemente reduz em quase 30% o risco de um novo derrame.
“Este estudo fornece a evidência mais clara até agora de que, na maioria dos casos, não é apenas seguro começar mais cedo, mas também é melhor para os pacientes”, disse o neurologista Steven Warach, da Dell Medical School da Universidade do Texas. A análise faz parte do projeto CATALYST, que reuniu dados de quatro grandes ensaios clínicos, incluindo o estudo START.
A fibrilação atrial está presente em cerca de um terço dos casos de AVC isquêmico. Tradicionalmente, médicos costumam esperar de uma a duas semanas para iniciar anticoagulantes, temendo efeitos colaterais graves. Contudo, a pesquisa indica que essa espera pode ser desnecessária e até prejudicial.
Os resultados representam um avanço significativo no manejo do AVC com base em evidências, e podem mudar a prática clínica ao redor do mundo.