top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Inmetro encontra bebidas com volume menor que o informado no rótulo em operação nacional

  • gazetadevarginhasi
  • há 2 horas
  • 2 min de leitura
volume menor que o informado no rótulo em operação nacional
Divulgação
Inmetro fiscaliza mais de 25 mil bebidas e encontra produtos com quantidade inferior ao informado no rótulo.

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) fiscalizou mais de 25 mil bebidas não alcoólicas em todo o país e identificou produtos com quantidade inferior à informada nos rótulos. A ação integrou a Operação Nacional de Verão, realizada entre os dias 3 e 28 de novembro, com foco na proteção do consumidor durante o período de maior consumo, especialmente nas festas de fim de ano.

A operação foi conduzida pelo Inmetro, por meio de seus órgãos delegados e superintendências estaduais da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ-I), e percorreu todas as regiões do Brasil. Ao todo, foram analisados 25.886 produtos, entre sucos prontos, refrigerantes e águas.

Desse total, 829 itens apresentaram irregularidades, o que corresponde a 3,2% das amostras fiscalizadas. Segundo o Inmetro, o descumprimento das normas metrológicas induz o consumidor ao erro, como em casos em que uma garrafa rotulada com 500 ml, após medição, continha apenas 470 ml.

De acordo com o diretor de Metrologia Legal do Inmetro, Marcelo Morais, a operação reforça o compromisso do Instituto com a defesa do consumidor. “A Operação Verão reforça o compromisso do Inmetro com a proteção do consumidor, especialmente em períodos de maior demanda. Nosso objetivo é assegurar que o cidadão receba exatamente aquilo pelo que pagou”, afirmou. Ele destacou ainda que ações coordenadas em todo o país são fundamentais para coibir práticas irregulares e fortalecer a confiança no mercado.

A fiscalização ocorreu em 99 municípios brasileiros, abrangendo supermercados e outros estabelecimentos comerciais. Entre as cidades com maiores índices de não conformidade, destacaram-se Vilhena (RO), com 20,4%; Tio Hugo (RS), com 16,1%; Caraguatatuba (SP), com 14,8%; e Recife (PE), única capital da lista, com 14,2%.

Orientações ao consumidor
O Inmetro orienta que consumidores que identificarem possíveis irregularidades façam denúncias à Ouvidoria do Instituto, por meio do site oficial ou pelo telefone gratuito 0800 285 1818, disponível para chamadas de telefone fixo, das 8h às 16h30.
Fonte: Inmetro

Gazeta de Varginha

bottom of page