top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Irregularidades levam Anvisa a recolher alimentos infantis, tempero e cosmético no país

  • gazetadevarginhasi
  • 2 de set.
  • 1 min de leitura
Irregularidades levam Anvisa a recolher alimentos infantis, tempero e cosmético no país
Divulgação/Ilustrativa

Anvisa suspende alimentos infantis, molho de pimenta e cosmético por irregularidades.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão de diversos produtos após identificar irregularidades em sua produção e comercialização. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União da última quinta-feira, 28 de agosto.

Alimentos infantis
Foram proibidos todos os produtos da linha “PF da Nina”, da empresa PF da Nina Nutrição Infantil Ltda., incluindo alimentos infantis e de transição para lactentes e crianças de primeira infância.

A determinação da Anvisa abrange a apreensão e a proibição de fabricação, distribuição, importação, comercialização, propaganda e uso dos produtos.

A medida foi tomada após relatório da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo constatar que a empresa não possuía licença sanitária e não cumpria as Boas Práticas de Fabricação, exigências obrigatórias para a produção de alimentos, sobretudo os destinados ao público infantil.

Molho de pimenta
Também foi suspenso o lote 4512823 do Molho de Pimenta Extra Forte – marca Ubon, fabricado pela empresa Magalhães e Ferraz Ltda. (Temperos Cali).

Segundo a Anvisa, o lote foi reprovado em testes realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen-DF), que identificou dióxido de enxofre em quantidade não declarada no rótulo. O composto pode provocar reações alérgicas em pessoas sensíveis.

Cosmético
A agência determinou ainda a suspensão do Creme Corporal Multifuncional – Adeus, fabricado pela empresa JSA Indústria de Cosméticos Ltda.

De acordo com a decisão, o produto, embora registrado como cosmético, apresentava alegações de tratamento e cura, características farmacológicas que não são permitidas para essa categoria.
Fonte: Anvisa

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page